Pesquisar no Blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Como manter as cortinas bem conservadas



A Lavasecco dá dicas de como cuidar das cortinas, em especial para o final de ano


Preparar a casa para as festas de final de ano precisa de antecedência. E deixar as cortinas limpinhas é uma importante tarefa para a chegada dos eventos e visitas da família e de amigos. Mas, para não correr o risco de ficar sem cortinas justo nesta época, preparamos algumas dicas para manter as peças limpas e bem cuidadas.


Cuidados na lavagem
Normalmente as cortinas ficam expostas diariamente ao sol, o que pode causar descoloração e enfraquecimento do tecido, como conta a especialista da Lavasecco, Andrea Lira. “Elas acabam sofrendo alteração de cor nas partes e costumam ficar mais frágeis onde são mais expostas à luz do sol. Neste caso, se a lavagem não for especializada, as fibras do tecido podem se romper após o processo de limpeza, criando falhas ou buracos”, explica Lira.

As cortinas feitas de fibras naturais, como seda, algodão e linho, costumam ser mais sensíveis. Para estas, o ideal é que a limpeza seja feita a seco, com produtos químicos adequados, e sem o atrito da lavagem comum. Já os materiais sintéticos, em geral feitos de poliéster, são mais resistentes à luz e ao atrito, permitindo a lavagem com água e à máquina.


Manchas
A umidade pode danificar ou sujar as cortinas – seja vinda da chuva, da transpiração da janela, da secagem incompleta da peça, ou de infiltrações. Para remover manchas decorrentes de umidade, mofo e bolor, é indicado o tratamento especializado, com o uso de produtos específicos para cada mancha.

Encolhimento do tecido
Outro problema bastante comum é que o tecido sofra encolhimento após a lavagem. A indústria considera a margem de 2% a 5% de encolhimento em tecidos comumente usados na decoração – o que pode ser uma diferença visível para uma cortina de teto que vai até ao chão. “Os cuidados precisam ser maiores com os tecidos com espaços largos entre as tramas, e aqueles feitos de viscose e acetato, que são mais suscetíveis ao encolhimento. Já os forros podem não encolher tanto”, detalha Lira.

“O ideal é que todos os tecidos que compõem a cortina passem por um processo de lavagem antes da sua confecção, procedimento que os decoradores mais cuidadosos fazem para nāo ter problemas posteriormente com encolhimentos”, comenta a proprietária da Lavasecco, Maria Alzira Linares. Este procedimento chama-se pré-encolhimento.


 

Lavasecco Franchising
Lojas em São Paulo (SP), Cotia (SP), Santo André (SP), Belém (PA), Curitiba (PR) e Maringá (PR).
SAC: 0800 771 21 61 www.lavasecco.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados