Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Sete dicas para evitar acidentes no trânsito


No período que marca o movimento internacional de conscientização para o trânsito seguro, o portal Dialogando, da operadora Vivo, propõe aos motoristas uma reflexão sobre o uso de smartphones na hora de dirigir 


Terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil, com 54 mil vítimas ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso de celular no trânsito é um hábito que precisa ser repensado para a segurança de motoristas e pedestres. Para sensibilizar os usuários, a equipe de curadores do portal dialogando.com.br, iniciativa da Vivo para promover o melhor uso das tecnologias, traz conteúdo que estimula o cidadão a refletir sobre suas escolhas no trânsito. 

Confira sete dicas da equipe de especialistas do Dialogando que contribuem para o uso seguro dos smartphones no trânsito:


1 – Se dirigir, não tecle. Enviar mensagem pelo celular enquanto dirige aumenta o risco de acidentes em 23 vezes. Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, 25% dos acidentes de trânsito são relacionados ao envio e leitura de mensagens de texto. Nos 5 segundos gastos para ler um recado, o motorista que estiver a 100 quilômetros por hora pode percorrer uma distância equivalente a um campo de futebol como se estivesse de olhos fechados. 


2 - Não pense que porque está parado no sinal pode usar ou simplesmente segurar o celular. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir segurando ou falando ao celular, mesmo que parado no sinal, é infração gravíssima, com multa de 293,47 reais e sete pontos na carteira. 


3 - Não tente alcançar seu celular ou outros objetos no carro enquanto dirige. O risco de causar um acidente nessas condições é nove vezes maior, segundo pesquisas do The Travellers Company Inc. Os riscos não são somente pelo mal uso dos dispositivos móveis. Ler um mapa enquanto dirige aumenta em quatro vezes o risco de causar acidentes de trânsito. Já comer enquanto dirige amplia em duas vezes o risco de causar acidente. Retocar a maquiagem, aumenta este risco em três vezes.


4 – Para uma direção mais segura, você pode usar aplicativos que simplificam ou reduzem a necessidade de interações quando estiver no trânsito. É o caso do app Vivo Sounds, com opções de toque musical e a funcionalidade “Dirigir”, que utiliza sensores para detectar se o aparelho está dentro de um carro em movimento. Quando a função é ativada, a pessoa que tentar contato com o motorista via celular ouve uma mensagem informando que ele está dirigindo e não pode atender. 


5 - Alguns aplicativos de música também trazem a opção de interface simplificada para os momentos no trânsito. O Vivo Música By Napster, por exemplo, traz a possibilidade de armazenar as músicas selecionadas diretamente no smartphone, sem a necessidade de estar conectado ou de interagir com o aplicativo enquanto dirige. 


6 – Dividir a atenção ao volante e os cuidados com os pequenos também pode ser um desafio. Para manter a criançada entretida no banco de trás, a dica é o Vivo PlayKids. O aplicativo tem conteúdo seguro e divertido, com jogos, músicas e desenhos para crianças de até 6 anos. 


7 - Já para os passageiros maiores, que podem acessar o smartphone à vontade, as opções são muitas. Apps como o Studio +, aplicativo com séries curtas e episódios produzidos especialmente para smartphones e duração média de 10 minutos, adaptados para a experiência mobile. Adquirir conhecimento também é uma opção para os passageiros. O Vivo Educa, aplicativo de educação baseado em vídeo, tem conteúdo, linguagem e duração das aulas adaptados para a experiência mobile. Há opções de cursos nas áreas de finanças, sustentabilidade, fotografia, culinária, carreira e até mesmo reforço escolar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados