Pesquisar no Blog

quarta-feira, 23 de maio de 2018

O PROJETO – COMO ME DEFENDER


O ideal seria viver em uma sociedade sem preconceitos onde mulheres e homens tivessem o mesmo tratamento. Infelizmente, nossa realidade é diferente onde uma mulher é estuprada a cada 6 minutos no Brasil (fonte: BBC)

O Como me Defender é uma iniciativa que visa ajudar as mulheres contra a violência sofrida no cotidiano.  O primeiro passo foi à criação de um curso online com dicas, técnicas e a adaptação dos ensinamentos de defesa pessoal  em situações extremas.. A atividade não promove violência ou incita a reação contra assaltos. Ela foi criada para que a cidadã possa ter mais controle e calma durante uma abordagem. A reação e utilização das técnicas práticas só serão uma opção quando a vida do indivíduo em questão ou de terceiros estiver em REAL ameaça de morte.

Conheci o Pedro Silveira há pelo menos 3 meses através de uma indicação do amigo Gabriel Gentil. Este encontro me trouxe algumas oportunidades. Além de uma amizade, ele chegou para mim com o desejo de ajudar mulheres vítimas de violência. Mostrou-me sua metodologia de defesa pessoal e o que a tornava diferente das outras. Eu "comprei" a ideia na mesma hora.

Para quem não conhece, Pedro Silveira é um profissional extremamente qualificado em segurança. Há partir de uma vasta experiência adquirida no Brasil e no exterior desenvolveu seu método próprio chamado PS TACTIC DEFENSE. Como lutador e professor de artes marciais obteve 4 cinturões e 4 faixas pretas em diferentes modalidades: Judô, Jiu Jitsu, Muay-thai e Luta Livre.

Todas estas técnicas nos são úteis, mas  defesa pessoal nos apresenta enormes desafios. É preciso adequar este conhecimento para neutralizar ou evitar um ataque que ponha em risco a integridade física de alguém.

Na defesa pessoal temos que agir longe do contexto da luta esportiva, das regras pré-estabelecidas e do combate de igual pra igual. Neste contexto a questão central é a sobrevivência: não há similaridade entre oponentes, não há vários rounds para voltar ao enfrentamento. Muitas vezes temos apenas uma chance para sairmos vivos. Nestas circunstâncias precisamos ser atentos para antecipar o risco, precisamos ser rápidos na decisão e na ação. PS TACTIC DEFENSE fundamenta-se em cinco pilares: atenção, decisão, eficiência, energia e segurança. 


DEFESA PESSOAL PARA MULHERES

Sobrevivência é a palavra-chave para as mulheres em constante situação de risco no nosso país. Infelizmente a violência e o abuso constante contra a mulher é algo que tornou comum na sociedade brasileira. Segundo uma matéria recente do G1, quatro a cada dez mulheres relatam já ter sofrido de algum tipo de assédio.

O trabalho almeja oferecer às mulheres conteúdo para todas as etapas deste problema que vão desde a prevenção, negociação (diálogo durante abordagem), reconhecimento  e gerenciamento da situação, tomada de decisão e, em última instância, uso de defesa pessoal.  

Nem sempre as mulheres estão alertas para uma situação potencial de violência ou acreditam que atitudes covardes como xingamentos, desqualificação, olhares intimidadores, comuns em ambientes domésticos, de trabalho ou público possam eclodir em atentados contra a vida.

O que há de especial nesta metodologia é que pode ser ensinada qualquer mulher, mesmo para as pessoa que nunca praticaram algum esporte.

O  diferencial está na atuação dividia em três níveis: na prevenção, nos meios de enfrentamento quando a situação exige ação e a recuperação da auto-estima e da confiança.






Instagram: @pstacticdefense
Facebook: @psatacticdefense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados