Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Hanseníase: Existe tratamento e prevenção



O Dia da Conscientização sobre a Hanseníase é neste sábado (26/05)


Comumente conhecida como Lepra, a Hanseníase requer cuidados após identificada e tem tratamento. Transmitida principalmente por via respiratória, pela tosse, espirro e fala, a doença é provocada por uma microbactéria também conhecida como Bacilo de Hansen que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos.

Os principais sinais e sintomas da Hanseníase são manchas, que podem ser esbranquiçadas ou avermelhadas com perda da sensibilidade ao calor e ao frio. Nas áreas das lesões pode haver uma perda de pelos e de suor. Outros sintomas são dor e formigamento na face, nas mãos e nos pés e até mesmo dificuldade de segurar objetos.

O diagnóstico precoce, educação sanitária e vacinação pela BCG são as principais medidas para combate à doença, que se manifesta em pessoas com alta taxa de bacilos. O tratamento é longo, podendo variar de 6 meses a 1 ano, e o paciente deve realizar consultas médicas e de enfermagem a cada 28 dias para a administração e entrega da medicação e das doses supervisionadas, que devem ser tomadas em casa. Os remédios são fornecidos pela rede pública de saúde.

Assista ao vídeo em que a Dermatologista do Hospital Dia Rede Hora Certa M’ Boi Mirim I, Isabella Chaves Buainain Piveta, explica como a doença se manifesta e como deve ser o tratamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados