Pesquisar no Blog

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Fundação SOS Mata Atlântica realiza ato pela floresta na Avenida Paulista e ação voluntária em cinco parques de São Paulo


Destaque para análise de qualidade de água do Lago Negro, no Parque da Água Branca, e extração de árvores exóticas e plantio de mudas nativas no Parque Trianon


Na ocasião, serão apresentados novos dados de desmatamento da Mata Atlântica


No próximo domingo (27/05) – Dia da Mata Atlântica, a Fundação SOS Mata Atlântica realizará uma série de ações comemorativas em São Paulo. Para começar, das 9h às 12h, acontecerá o “Viva a Mata - Seja Voluntário no Dia da Mata Atlântica“, uma ação voluntária em cinco parques da capital paulista (Água Branca, Ecológico do Tietê e Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo - Vila Prudente, Horto Florestal, Trianon). A partir das 14h30, na Avenida Paulista (em frente ao Parque Trianon) o Ato pela Mata Atlântica reunirá os voluntários de todos os parques, ONGs e lideranças ambientalistas para inspirar as pessoas a proteger o bioma mais ameaçado do Brasil.

Durante o ato, será aberta uma bandeira de 750m², além de faixas em prol do bioma e árvores estilizadas. Nessa celebração pela Mata Atlântica, a organização chamará a atenção para a Lei da Mata Atlântica, a única a proteger um bioma no Brasil e principal instrumento de proteção da Mata Atlântica. Feita pela sociedade e com a comunidade científica, é uma lei cidadã pela floresta. A Fundação SOS Mata Atlântica participou ativamente da criação e mobilização para a aprovação dessa lei que regulamenta a proteção e a utilização da biodiversidade e recursos dessa floresta.

“Esperamos que outras leis cidadãs, como a da Mata Atlântica, possam surgir. Para isso, esperamos que a sociedade vote em quem defende a floresta“, afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

As atividades nos parques consistem em mutirões de limpeza, plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, entre outras atividades. Detalhes abaixo:


Parque da Água Branca (Avenida Francisco Matarazzo, 455)

Caminhada por uma nascente conservada pelo parque e limpeza desta área. Plantio de mudas nativas para proteger a nascente do Água Branca e análise da qualidade da água do Lago Negro.



Parque Ecológico do Tietê (Rua Guirá Acangatara, 70)
 
Mutirão de limpeza e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.



Parque Ecológico Profª Lydia Natalizio Diogo - Vila Prudente (Rua João Pedro Lecor, s/n)
 
Mutirão de limpeza e plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.



Horto Florestal (Av. Santa Inês, 3321 – Gleba Polo Ecocultural)
 
Plantio de 20 mudas nativas para criação de uma alameda no Parque, manutenção em mudas já plantadas pelo parque e mutirão de limpeza em parquinho.



Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon) - Rua Peixoto Gomide, 949
 
Retirada da palmeira australiana seafórtia (Archontophoenix cunninghamiana), uma espécie exótica introduzida para fins paisagísticos quando da criação do parque em 1892. Estudos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente constaram que o parque sofre uma invasão biológica dessa palmeira, que é uma pequena planta que se sobrepõe às demais árvores nativas de Mata Atlântica. Elas serão alvo de uma ação de retirada para substituição por 10 mudas de árvores nativas que originalmente habitavam aquele fragmento, como a peroba, o jenipapo e o jatobá.

          
                                               
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados