Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de maio de 2018

352 idosos com mais de cem anos renovaram o RG no Poupatempo. O mais velho tem 114 anos.


Um levantamento feito pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil de São Paulo, a pedido do Poupatempo, mostra que 352 idosos com mais de cem anos renovaram o RG nos últimos dois anos. Em 2017, foram 238, sendo que três deles nasceram em 1904 e completam 114 anos em 2018. Em 2017 foram 268 centenários. O mais velho deles completa 114 em junho deste ano.

Em geral os idosos precisam do documento de identificação atualizado, isto é, com menos de dez anos da data de expedição, para fazer a chamada 'prova de vida' no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para continuar recebendo a aposentadoria.

O Programa Poupatempo, criado em 1997 pelo ex-governador Mario Covas para facilitar a vida dos cidadãos, tem atendimento preferencial para idosos e também presta atendimento domiciliar quando o cidadão não pode se deslocar para ser atendido em uma das 72 unidades em operação no Estado.

Em 2015, uma cidadã de 115 anos esteve no Poupatempo Pindamonhangaba para renovar o RG. Maria Benedita Pereira da Silva, conhecida em Aparecida como dona Dita, nasceu no dia 9 de agosto de 1900 e acompanhou ao longo da vida uma virada de milênio, duas guerras mundiais e oito trocas de moedas brasileiras. Apesar de ter nascido bem depois da abolição dos escravos, dona Benedita chegou a ser vendida pelo antigo patrão, segundo a nora Lucimara Conceição Bento, de 45 anos, que a acompanhou na troca do documento.

Desde maio de 2012, o INSS passou a exigir renovação de senha e prova de vida dos aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. Cerca de 30,7 milhões de beneficiários em todo o País foram convocados para comparecer à agência de recebimento portando documento de identificação com foto.

Além da prova de vida perante a Previdência Social, outro motivo que leva idosos a providenciar a segunda via do RG é a necessidade de resolver questões referentes a imóveis e instituições financeiras. Para evitar fraudes, bancos exigem documentos atualizados - com menos de dez anos - e em bom estado de conservação. Homens com mais de 70 anos e mulheres com mais de 60 são isentos da taxa de segunda via do RG, que é de R$ 38,55.

Confira abaixo alguns dos idosos centenários que passaram pelo Poupatempo nos últimos meses.

1 Aos 100 anos de idade, o Sr. Gentil Pires, lavrador aposentado e morador de Cerquilho, esteve no Poupatempo Tatuí para tirar a segunda via do RG. "Estou com as minhas duas filhas do coração", disse ele, apresentando as filhas adotivas que o acompanhavam.

2 Dona Antônia Anselmo tem 104 anos de idade e foi ao Poupatempo Guarujá renovar a Carteira de Identidade. Ela contou que tem 2 filhos e um neto e que precisou tirar uma segunda via do RG atualizada para fazer a prova de vida no INSS. A centenária foi atendida pela Natália Sotério Oliveira, que ficou emocionada com a história de vida da cidadã.

3. Aos 104 anos, a tecelã aposentada Azélia de Toledo Campos foi ao Poupatempo Itaquera tirar a segunda via do RG para fazer a prova de vida para o INSS. Ela tem seis filhos, 12 netos e 11 bisnetos. Madalena, uma das filhas, contou que ela gosta de festas e de contar histórias.

4. Aos cem anos, Balbina Ireno Borges esteve no Poupatempo Bauru para atualizar o RG. Ela precisava do documento para aposentadoria. Ela mora em Ubirajara (SP), trabalhou na roça a vida toda, tem 2 filhos e estava acompanhada da filha, da neta e do genro. Foi atendida pelos atendentes Leonel e Eduardo Lopes.

5. O advogado Renato de Barros Camargo, de 100 anos de idade, esteve no Poupatempo Bauru para dar entrada na 1ª via do RG. Ele contou que costuma usar apenas a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por isso estava com o RG desatualizado. Natural de Limeira, foi da primeira turma de advogados formada pela USP. Residindo em Bauru, foi ao Poupatempo acompanhado pela neta e pela cuidadora para tirar uma Carteira de Identidade novinha no seu centenário. Na foto, ele aparece ao lado da equipe do Poupatempo Bauru que o atendeu: Caio, Gabriel, Carla, Heny e Jéssica.


6. O Poupatempo Guarulhos atendeu neste mês de maio a cidadã Otacília Gomes de Oliveira, que foi tirar a 2ª via do RG. Ela nasceu em 25 de dezembro de 1909, mas seus registros datam como nascida dois anos mais tarde, no dia 25 de dezembro de 1911. Ou seja, ela tem oficialmente 108 anos de idade. Acompanhada dos filhos Isabel e Antonio José, demonstrou grande simpatia e aceitou posar para uma foto com a atendente Yara Soares.

 
Como agendar 

O Poupatempo trabalha com hora marcada, para garantir mais eficiência e conforto a todos. Para marcar dia e horário para ser atendido no Poupatempo o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento: 

Portal na internet: www.poupatempo.sp.gov.br;
Aplicativo no celular: SP Serviços; 

Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, do Facebook, no seguinte link: m.me/PoupinhaSP. 

Além do agendamento, os canais também oferecem informações sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, endereços e horários de funcionamento dos postos. 




Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação. Iniciado em 1997, conta atualmente com 71 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo. Em 2018, o Poupatempo foi eleito pelo quarto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados