Há
anos, a fluência em inglês é um requisito importante para muitas vagas de
emprego. “O mundo está cada vez mais interligado e sem fronteiras, devido ao
avanço da tecnologia. Seguindo está linha, o inglês é o idioma mais falado no
mundo e sem dúvidas é o mais exigido em empresas com grande visibilidade
internacional”, explica Rodrigo Vianna, CEO da Mappit – empresa do Grupo
Talenses especializada no recrutamento de profissionais em início de carreira.
No entanto, ele ressalta que em alguma situação especifica o interlocutor pode
se sentir mais à vontade em conversar em outro idioma. Por isso, as empresas
também têm valorizado cada vez mais o conhecimento em outras línguas.
O
especialista afirma que os três idiomas mais pedidos pelas empresas depois do
inglês são: espanhol, francês e alemão. Mas, de acordo com dados de uma
pesquisa realizada pela Talenses em 2017 com 1800 profissionais, apenas 13% dos
respondentes falam um terceiro idioma. Os três principais, além do inglês, são:
espanhol, francês e alemão.
O
inglês e o espanhol ainda são as línguas mais faladas, mas ainda assim são
consideradas diferenciais, uma vez que a fluência ainda precisa ser
desenvolvida. “O nível de educação para novos idiomas no Brasil já evoluiu nos
últimos anos, mas ainda encontramos no mercado muitos profissionais que não
dominam nem o inglês, e ainda menos um terceiro idioma” avalia Vianna.
Impacto na carreira
A
falta de habilidade em falar outro idioma pode prejudicar o desenvolvimento da
carreira. O especialista explica que há muitas vagas em diferentes níveis
hierárquicos – de analistas a diretores – que exigem rigorosamente inglês
fluente. “E, hoje, dependendo do caso há oportunidades que também requerem um
terceiro idioma”, afirma.
Portanto,
o inglês deve ser sempre o primeiro idioma a ser falado com maior naturalidade.
Mas, de qualquer forma, investir no terceiro idioma com certeza é uma maneira
eficaz de ser um profissional cada dia mais valorizado no mercado de trabalho.
“Falar um terceiro idioma pode ser decisivo quando a empresa precisa escolher
um profissional que a represente em alguma situação que envolva países que
falem o idioma em questão, ou até quando a companhia precisa expatriar um
funcionário. E vivências como essas são excelentes para o amadurecimento
profissional”, finaliza.
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