Pesquisar no Blog

terça-feira, 3 de abril de 2018

Seu condomínio pode ficar sem dívidas

A inadimplência, sabemos, pode ser um grande entrave para uma boa gestão condominial. Sem o dinheiro necessário, fica muito difícil manter as contas em dia, pagar os funcionários e os contratos de manutenção. Mas, “vender” as dívidas de inadimplentes do seu condomínio já é uma possibilidade que pode trazer o fluxo de caixa de volta.

E se fosse possível receber o que está em aberto dos devedores do condomínio e se livrar dos problemas causados pelas inadimplências, sem custos extras? Em 2017, iniciei na CreditCon – uma empresa que trabalha com o serviço de compra à vista do passivo de inadimplência dos condomínios, além da possibilidade de também garantir a plena arrecadação mensal da data exata do vencimento dos boletos. A missão é trazer equilíbrio aos condomínios entre quem paga o condomínio em dia e quem não paga nunca, acabando com essa sensação de injustiça para os adimplentes.

Hoje, a inadimplência é um dos grandes tormentos dos síndicos e estamos falando de um índice que tende a aumentar em 32% até 2019, segundo a SERASA Experian. A inadimplência, como é vista antes pelos síndicos, pode ganhar um novo rumo. Geralmente, ela é feita da seguinte maneira no condomínio: até três meses de atraso são tratados de forma extrajudicial, com tentativas de diálogo entre o condomínio e o inadimplente.

Após esse período, geralmente inicia-se a cobrança judicial aos devedores. O que antes poderia chegar a demorar 20 anos, agora, com o novo CPC, ficou bem menos moroso, mas, mesmo assim, o condomínio continua sem saber quando e como irá receber. É neste cenário que a CreditCon tem auxiliado síndicos e condôminos a trazer o fluxo de caixa de volta para seus condomínios.

Nós fazemos uma análise do que está sendo devido do condomínio e pagamos tudo à vista. O negócio está focado em cobranças administrativas e jurídicas, deixando o condomínio livre de gastos com custas processuais.

Em um processo que dura cerca de 30 dias, após aprovação em assembleia, a CreditCon passa a ter direito creditório para iniciar as cobranças dos inadimplentes e seu condomínio se livra da desagradável pessoalidade no tratamento destes assuntos com seus vizinhos. Além de também ficar livre da preocupação de uma eventual falta de arremate no leilão.

Além do pagamento à vista na conta do condomínio, também é possível antecipar todas as cotas condominiais na data prevista pelo condomínio. Essa medida ajuda na gestão do condomínio, pois os inadimplentes sabem que serão cobrados. Também vale frisar que, com fluxo de caixa linear, o condomínio pode apostar naquela benfeitoria, sanar dívidas ou mandar algum funcionário embora, já que contará com um montante considerável.

Inovadoras, estas soluções para a inadimplência são seguras e acompanhadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e BACEN (Banco Central).





Hadan Palasthy Barbosa - advogado e possui 10 anos de experiência em direito condominial, tendo atuado como diretor de administradora de condomínios e síndico profissional. Atualmente é diretor jurídico da CreditCon – www.creditcon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados