Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de abril de 2018

Novo tratamento para refluxo dá esperança para pacientes que sofrem com a doença


Doença, que atinge 12% da população, agora também pode ser tratada por endoscopia


Um novo tratamento para DRGE (Doença de Refluxo Gastroesofágico), feito através de endoscopia e radiofrequência, recentemente liberado no Brasil, chega ao País como mais uma opção para as pessoas que sofrem da doença. Ele é uma alternativa para pacientes sem resultados efetivos com medicamentos e que não queiram ser submetidos a uma cirurgia. Estima-se que 12% da população brasileira, cerca de 25 milhões de pessoas, sofram de refluxo gastroesofágico. Apesar de existir desde 2004 em outros países, o novo procedimento foi liberado no Brasil no fim do ano passado.

“O refluxo é causado quando o músculo entre o estômago e o esôfago se torna fraco. Com isso, o conteúdo do estômago, inclusive ácido e bile, volta para o interior do esôfago, causando os sintomas da DRGE”, explica o médico endoscopista Admar Concon Filho, de Valinhos, que faz parte da primeira equipe de médicos treinada para usar a nova técnica no País. Entre os sintomas mais comuns da doença, estão azia, arroto, indigestão, náusea, boca amarga, tosse crônica após alimentação e aumento de gases.

“Este método é realizado por radiofrequência, com um equipamento chamado Stretta, que é introduzido no paciente por endoscopia. Ele faz uma espécie de queimadura nas camadas internas do esôfago, fortalecendo o músculo para que o conteúdo do estômago não retorne mais”, explica Concon.

O procedimento, não-cirúrgico, demora menos de uma hora e pode ser feito com o paciente sedado ou através de anestesia geral. Ele tem alta no mesmo dia e, no dia seguinte, pode retomar suas atividades normais. Nas primeiras 24 horas, o paciente deve consumir apenas líquidos e, nas duas semanas seguintes ao procedimento, precisa ingerir uma dieta leve.

Os resultados mais significativos aparecem, em média, a partir de dois meses após o procedimento, quando o médico começa, então, a suspender o uso de medicamentos. “Em todo mundo, já foram realizados mais de 20 mil procedimentos como este e os resultados são muito positivos”, destaca Concon. 

Os estudos a longo prazo apontam que, após quatro anos, 86% dos pacientes deixaram de usar medicamentos diários. Após oito anos, 72% e, após 10 anos, de 64% a 72%.

“Este tratamento é ideal para pacientes que não têm alívio completo dos sintomas com o uso dos IBPs (Inibidores de Bombas de Prótons) ou para aqueles que estão preocupados com o uso prolongado de medicamentos. 

Também já os casos dos pacientes que não querem ser submetidos a uma cirurgia. De forma geral, ele é uma opção entre o medicamento e a cirurgia”, diz Concon.

O uso de radiofrequência já é comum na Medicina. Ela já é usada, por exemplo, para alargamento de próstata, para eliminar roncos e apneia do sono, para fibrilação atrial e na medicina estética.





Admar Concon Filho - especialista em cirurgia digestiva, cirurgião bariátrico e médico endoscopista. Membro titular e especialista pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, além de membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e membro da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders. Palestrante nacional e internacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados