Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de abril de 2018

No Dia da Terra, Kaspersky Lab convida usuários a pensarem sobre o futuro


Para alguns especialistas, até 2040 o mundo verá notórios avanços de Inteligência Artificial e assuntos como lógica de programação serão tão importantes quanto inglês e matemática

Em 2017, a Kaspersky Lab, empresa global de cibersegurança, lançou o programa Earth 2050, projeto multimídia interativo que acumula previsões sobre evoluções sociais e tecnológicas para os próximos 30 anos. Desde então, a empresa tem questionado os usuários como será o futuro: se todas as nossas vidas forem digitalizadas, como lidaremos com a privacidade? Se as pessoas tiverem todos os seus dispositivos implantados internamente e seus dados na nuvem, como protegeremos esses dados? Como o nosso rastro digital afetará a temperatura atmosférica?
Pensando nisso, a Kaspersky Lab convida todos os usuários, pesquisadores e também especialistas, como Carla Martins, Mestre na área de Direito Ambiental, Edney Souza, diretor Acadêmico da Digital House Brasil e dono do canal Interney, e Ian Pearson, futurologista, a acrescentarem suas previsões de futuro no Dia da Terra, celebrado em 22 de abril, ao site do Earth 2050. O portal é dividido em três categorias de tempo: 2030, 2040 e 2050, e os usuários podem ajudar a moldar essa visão do futuro estudando mais de 200 previsões online e são convidados a enviar suas visões para inclusão no site. 

Não é mais previsão, é realidade

Divulgado no final do ano passado, o relatório “Global E-Waste Monitor 2017”, lançado pela UIT, Universidade da ONU e Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês), mostra que tem sido crescente o volume de lixo eletrônico e seu descarte e tratamento impróprios. Para se ter uma ideia, em 2016 foram gerados 44,7 milhões de toneladas métricas de resíduos eletrônicos – representando um aumento de 8% na comparação com 2014. Além disso, especialistas preveem, até 2021, um crescimento de mais 17%, para 52,2 milhões de toneladas métricas.

Com esse descarte sendo feito de forma errada, a poluição do ar se agrava e contribui para o aumento do efeito estufa, ocasionando oscilações na temperatura. Para Carla Martins, primeira especialista brasileira a adicionar suas previsões ao site, se não mudarmos a maneira de descarte de dispositivos e lixos comuns, as temperaturas continuarão aumentando e, até 2050, a média global será mais alta do que a atual, cerca de um ou três graus. Além disso, a parte mais preocupante, segundo Carla, é o fato de que regiões de geleiras serão diminuídas devido a esse aumento de temperatura. “Também veremos inundações (catastróficas) nas regiões litorâneas, extinção e perdas significativas de biodiversidades de muitas espécies, em especial nas áreas tropicais. Poderemos até enfrentar diminuição e até a escassez da água doce”, complementa.

A especialista também fez previsões sobre o avanço na busca de outros planetas habitáveis para seres humanos. “A maior expectativa atualmente é a colonização de outro planeta que tenha as mesmas condições de vida na terra, com oxigênio e água. Neste sentido, já foram selecionadas algumas pessoas, que seguem em treinamentos específicos para compor a missão, da qual acredito estarem aptas para viajarem junto com os astronautas e, com uma tecnologia de concretização, mais assertiva entre 2035 e 2040”, diz Carla. Já em relação à tecnologia, a especialista acredita que até 2040, o mundo verá notórios avanços de IA (Inteligência Artificial). “Uma das grandes preocupações é como vamos manter o controle total sobre as máquinas e criar uma regulamentação, nacional e internacional, que tenha como base a ética digital”, exalta.

Para Edney Souza, o trabalho com certeza será mais divertido e aquelas atividades repetitivas em nosso dia a dia provavelmente serão feitas por robôs e inteligências artificiais. “Conhecer a lógica de programação será tão importante quanto inglês e matemática. O User Experience Design (UX) – design da experiência do usuário –, por exemplo, será mais importante do que outros projetos. Mesmo assim, resolver problemas e atender bem clientes continuarão a ser vantagens competitivas no trabalho do futuro”, completa.
 

Ajude a melhorar a realidade do mundo

Segundo Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky Lab, "quando um dispositivo não é manuseado adequadamente ou não é reciclado, pode gerar uma quantidade significativa de poluição para o meio ambiente e potencialmente para todos os seres vivos. Esses resíduos, em contato com a terra, podem contaminar a água e gerar doenças crônicas ou até mesmo envenenamento. Por isso, precisamos procurar por centros de reciclagem especializados nesse descarte e até mesmo pensar na possibilidade de doá-los e evitar o crescimento desse volume de lixo eletrônico”.

Em comemoração ao Dia da Terra, a Kaspersky Lab oferece as seguintes dicas que ajudarão você a apagar seus dados de todos os seus dispositivos eletrônicos antes de reciclá-los:

- Salve seus dados com segurança: É importante fazer uma cópia de backup de todos os arquivos que você deseja manter antes de formatar o dispositivo. Alguns dispositivos chegam até a sincronizar automaticamente os dados na nuvem, portanto, contatos, fotos e outras informações devem ser encontrados em nossas contas do Google/Apple;

- Exclua sua impressão digital: Não é suficiente excluir arquivos e pastas pessoais no seu PC na seção "Meus documentos". Você também deve excluir favoritos, senhas, cookies e histórico de navegação, bem como contas de e-mail e serviços de mensagens instantâneas presentes em aplicativos como o Outlook, Skype e afins;

- Remova cartões SIM: É essencial remover fisicamente todos os cartões contendo dados;

- Exclua corretamente: Não é suficiente colocar todos os documentos em seu PC na lixeira e pressionar o botão "Esvaziar a lixeira" para excluir permanentemente todos os arquivos. O mais apropriado é usar uma ferramenta confiável projetada para a eliminação permanente dessas informações, como o arquivo "Shredder" que está incluído no dispositivo múltiplo do Kaspersky Total Security. Este processo é chamado de "Saneamento" ou "Wipping";

- Restaure o dispositivo móvel às configurações de fábrica: No manual de instruções, você certamente descobrirá como executar esse passo. Você deve selecionar todas as opções para excluir informações (incluindo arquivos armazenados) e confirmar. Você pode também usar um aplicativo de segurança, como o Kaspersky Internet Security para Android, que contém opções que ajudarão a restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica, permitindo a remoção de dados remotamente do seu dispositivo, em caso de perda.

Contribua com as suas previsões
O Earth 2050 contém previsões para 80 cidades ao redor do mundo e os usuários podem selecionar qualquer localização e, entender pelos 12 panoramas dotados de realidade virtual, previsões para locais como ManausBarcelona e Shanghai, assim como ilustrações de diferentes artefatos do futuro. Com isso, os usuários conseguem ter uma visão 360º de como essas cidades poderão funcionar daqui uns anos, se levaremos uma vida plena por anos sem sair do prédio; se veremos o fim da TV tradicional; entre outros. Ao preencher um formulário de feedback específico, os visitantes podem incluir suas próprias ideias no portal e discutir as previsões existentes. Veja algumas previsões e contribua também com o projeto, acessando: https://2050.earth/.



Kaspersky Lab

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados