Pesquisar no Blog

sábado, 21 de abril de 2018

Ho’oponopono: tudo que você precisa saber sobre a técnica


Técnica ancestral havaiana ajuda a perdoar, acabar com as mágoas e feridas do passado


Baseada em quatro comandos metafísicos (EU TE AMO, SINTO MUITO, ME PERDOE, SOU GRATO), o Ho’oponopono, é uma técnica ancestral havaiana capaz de transmutar, cancelar, apagar energias, sentimentos, memórias, crenças, mágoas e julgamentos armazenados em nosso inconsciente. Apesar de parecer difícil, a técnica é simples e pode trazer resultados incríveis para quem executa.

Segundo a psicoterapeuta vibracional quântica Elainne Ourives, Ho'o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”. “Surgiu de uma nativa Havaiana Kahuna, através da atualização de um método onde as pessoas que vivenciavam problemas, se reuniam e cada um abordava o que sentia, apresentava sua percepção do problema, para que fosse resolvido junto”, conta.  

O método depois foi atualizado, pois perceberam que os problemas não precisariam ser compartilhados para serem resolvidos, e que cada um poderia curar seus problemas através da extinção de memórias e programas do inconsciente que induziram aquela situação. “Curando a si mesmo, conseguimos curar o outro que está em nossa vida, simplesmente manifestando a nossa necessidade de cura interior. É nossa responsabilidade limpar tudo que criamos a partir dos nossos pensamentos e crenças acumuladas desde o início de nossas experiências”, ressalta Elainne. 

Dr. Ihaleakala Hew Len, terapeuta e professor, também Havaiano, foi um aprendiz de Morrnah Nalamaku Simeona, Mestre Principal de Ho’oponopono.

 Conhecido por curar um pavilhão inteiro de presos de alta periculosidade, que viviam encarcerados em um manicômio, sem contato com o mundo externo, no Havaí. Aceitou o trabalho, porém, avisou que não manteria contato físico algum com cada interno. Passou a realizar cura através das fichas de cada paciente, em sua sala, aplicando as palavras chave do Ho’oponopono. Em quatro anos o Hospital fechou, pois não haviam mais pacientes, todos estavam curados. Em poucos meses de tratamento, os pacientes começaram a ser liberados para pegar sol, outros fortemente medicados começaram a reduzir muito a medicação, e aqueles que jamais teriam possibilidade de serem liberados, tiveram alta.

No processo do perdão, Joe Vitale, em seu livro Limite Zero, explica que: primeiro há uma solicitação da mente consciente, um pedido para transmutar memórias ao vazio. Você reconhece que é 100% responsável por tudo que acontece em sua vida e que existem memórias com padrão de repetição em sua mente inconsciente, causando problemas. “Usando o Ho’oponopono, você neutraliza, expurga a energia mental da memória na qual você está associado.

No processo, essa energia é liberada, e de certa forma transmutada. Quando isso ocorre, fica um espaço de libertação dentro de você, um vazio onde energias mais sutis, de amor, imediatamente passam a fluir e preencher”.


Na prática

A psicoterapeuta Elainne Ourives ressalta que a técnica possui quatro comandos base e ensina como aplicar. “Para executar a técnica basta repetir as palavras. E isso pode ser feito tanto em voz alta, quanto mentalmente e até escrevendo. Não tem segredo”.


1º comando - Eu te amo: É a transmutação, não existe nada mais poderoso do que permitir que o amor volte a fluir em nosso corpo, é como a água no final da tarde que irriga as plantas numa fase terminal. É nesse instante que você sente revigorar, sente a fluidez, a corrente, a energia, e a cada sistema que ela penetra, ela dissolve, limpa e flui, como a água em um momento de muita sede.


2º comando - Sinto muito: Você está reconhecendo que algo adentrou em sua memória, e lá se fixou, essa atitude mostra que você se responsabiliza por isso. É uma abertura, uma poderosa palavra que mostra que você está preparado para mudar. Você sente, você quer romper o padrão, não quer repetir, quer ir além, desbloquear, você está preparado para isso. 


3º comando - Me perdoe: É pedir perdão para si mesmo e assim se libertar dos problemas. É pedir para se perdoar e receber ajuda para perdoar o outro. O perdão é uma das formas mais grandiosas de crescimento, de purificação, de limpeza. É o elixir que rompe barreiras, quebra correntes, elimina ressentimentos e mágoas, o perdão é uma arte, e você irá colocar isso em ação. Aqui você não vê culpas, culpados, absolutamente nada. 


4º comando - Sou grato: A gratidão é a maior expressão, nela obtemos um fechamento do ciclo, em geral agradecer é algo tremendamente incrível. É a revelação dos verdadeiros valores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados