Influenciadores digitais são constantemente
alvos de discurso de ódio
Ao
mesmo tempo em que a internet aproxima pessoas, ela também serve como palco
para discussões acaloradas e ofensas gratuitas. A sensação de proteção que a
web proporciona faz com que os internautas sintam-se livres para expressarem
opiniões hostis. Assim surgem os chamados "haters". A palavra "hater"
significa "odiadores", em tradução livre para o português. E, por
mais que o termo seja forte, não há exageros nessa definição. Por conta da
maior visibilidade, os influenciadores são os principais alvos das mensagens de
ódio. Para ajudar nessa tarefa, a influu, ecossistema de influenciadores
digitais, separou algumas dicas importantes para lidar com essa situação.
1.
Silêncio é a melhor resposta
Receber
uma ofensa é um verdadeiro teste de paciência e não retrucar é uma prova de
sanidade. Mas, por mais que seja difícil, é necessário manter a compostura. O objetivo
do "hater" é justamente esse: provocar. Ao responder, o influenciador
abre ainda mais brecha para se estressar e para que outros comentários
apareçam. Com bom senso duvidoso, "haters" muitas vezes encaram suas
atitudes como diversão e, ao receberem atenção, vão se dedicar cada vez mais a
incomodar. Dar visibilidade para essas pessoas não agregará nada de útil ao
conteúdo. Sequer as respostas irônicas são recomendadas. O ideal é que o
influenciador gaste seu tempo com o público fiel, respondendo comentários
positivos dos seguidores.
2.
Críticas construtivas
"Haters"
certamente não são os melhores críticos, mas é sempre bom que o influenciador
busque compreender a diferença entre uma crítica e uma ofensa. Ao analisar os
comentários negativos, o profissional pode aprender cada vez mais sobre seu
público e adotar uma nova postura. Se a avaliação foi bem elaborada, educada e
útil, vale a pena agradecer.
3.
Sem desânimo
Ser
influenciador envolve carisma, conteúdo e coragem. Se expor tanto em uma rede
social, seja diante de uma câmera ou não, é uma tarefa difícil. Receber uma
enxurrada de comentários ofensivos realmente é desanimador para o influenciador
e o pode fazer com que questione seu trabalho. É importante frisar que essa é
uma reação completamente normal, afinal de contas, ataques desse tipo,
geralmente, focam em pontos fracos/sensíveis das pessoas. Nesses momentos de
"crise", é recomendável que o profissional não foque tanto nesse
ponto e se lembre de todo resultado positivo que conquistou até o momento. Se
for necessário, o influenciador pode até mesmo excluir comentários negativos
que não agregam ao canal. Em situações mais complicadas, que podem ser
identificadas como injúria, difamação ou calúnia, é bom salvar prints antes de
excluir o comentário como prova do ataque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário