Pesquisar no Blog

terça-feira, 3 de abril de 2018

08 DE ABRIL É O DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER


SÍRIO-LIBANÊS ALERTA PARA OS RISCOS DO CÂNCER COLORRETAL 

Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data especial reúne organizações ao redor do planeta em prol da prevenção dos vários tipos de câncer.


O câncer colorretal é uma das principais neoplasias que atingem a população. Também conhecido como câncer do intestino grosso, acomete pessoas em todo o mundo, independentemente do sexo, classe social ou se habitam os grandes centros ou municípios interioranos. A doença é silenciosa e o diagnóstico pode ser feito a partir da colonoscopia. O quanto antes for descoberto, mais fácil será a cura.

“É o segundo câncer mais frequente entre as mulheres e o terceiro mais incidente entre os homens”, alerta Dra. Marcela Crosara, oncologista do Hospital Sírio-Libanês. Diante da possibilidade de ausência de manifestações clínicas, a especialista chama a atenção para a importância de exames preventivos. “Temos uma ferramenta de extrema importância para o diagnóstico do câncer colorretal que é a colonoscopia. Por isso, a recomendação formal é de que a população em geral, homens e mulheres, façam a colonoscopia a partir dos 50 anos de idade. É a partir dessa fase da vida que a doença costuma se manifestar”. Pacientes com antecedente familiar forte de câncer devem iniciar os cuidados preventivos ainda mais cedo,  aconselha a oncologista.

E por que a colonoscopia é importante para o diagnóstico da doença? Esse exame pode flagrar pólipos (que são como verrugas) e inflamações na parede do intestino, que podem ser pré-cancerosas, além de tumores propriamente ditos. Grande parte dos tumores colorretais evolui de lesões pré-malignas que são tratáveis. “A detecção precoce de um pólipo no intestino pela colonoscopia permitirá que ele seja devidamente tratado e não se transforme em um câncer no futuro”, explica Dra. Marcela.

De acordo com a especialista, nem sempre o paciente vai ter sintomas muito aflorados. “É importante estar atento às alterações de hábitos intestinais, seja para a diarreia ou constipação, alteração do volume e consistência das fezes, bem como da coloração, cólicas ou sensação de inchaço abdominal, dores abdominais, presença de sangue nas fezes, perda de peso sem motivo específico”, aconselha Dra. Marcela.

A especialista explica que o câncer colorretal é vastamente estudado no mundo hoje, devido a sua forte incidência na população, e possui grandes chances de cura, se detectado com antecedência. No entanto, Dra. Marcela reforça que a prevenção é sempre melhor. A prática de exercícios físicos regulares, alimentação saudável, privilegiando comidas frescas e naturais, principalmente ricas em fibras, como frutas, verduras e a inclusão de castanhas, evitando-se o consumo exagerado de carnes vermelhas, defumados e embutidos, além de retirar alimentos com conservantes da dieta são atitudes extremamente importantes na prevenção da doença. 



Hospital Sírio-Libanês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados