sexta-feira, 23 de março de 2018

Réplica gigante de intestino humano será montado no Ibirapuera para informar sobre o câncer colorretal (CCR)


Ação, que acontece no dia 24 de março, visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Profissionais da saúde estarão no local para prover mais detalhes sobre o CCR à população. 


Março é considerado o mês mundial para a conscientização sobre o câncer colorretal. Conhecido também como câncer do intestino grosso ou câncer de cólon e de reto, ele é o segundo mais incidente entre as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de mama1, e o terceiro entre os homens.

Como parte do trabalho de conscientização sobre a doença, a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI) - em parceria com o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) e apoio da Merck, empresa alemã líder em ciência e tecnologia -, vai abrir à visitação do público do Parque Ibirapuera um modelo que reproduz um intestino em tamanho gigante. No interior da estrutura, estão representadas as patologias como hemorróidas, doença inflamatória, pólipos, divertículos e o câncer, que serão explicadas por promotoras da saúde.

“Essa ação de conscientização é importante porque, se há um câncer cuja prevenção deve ser enfatizada, este é o câncer de intestino. Além da prevenção ser simples, se descoberto no início, as chances de sucesso no tratamento são muito grandes”, explica Drª Carmen Manzione, especialista em coloproctologia.

O Instituto Vencer o Câncer estará presente dando dicas de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, hidratação e prática de exercícios - atitudes que ajudam a prevenir o câncer colorretal. Integrantes do IVOC estarão com placas explicativas, convidando os participantes a conhecerem mais sobre os fatores de risco e a prevenção da doença.

Na ocasião, haverá, também, ativação da campanha “Março em Cores - porque o Câncer Colorretal não pode passar em branco”, que pretende levar positividade aos portadores da doença. Um painel receberá fitinhas com mensagens positivas distribuídas para o público, que poderá ajudar a preencher o espaço com as fitas ou levar para casa e compartilhar com amigos e familiares. O painel servirá, ainda, como ponto para fotos que poderão ser postadas com as hashtags #MarçoemCores #CCRcomMaisCor, ajudando a espalhar essa corrente positiva.

São seis instituições de médicos e pacientes apoiando a iniciativa “Março em Cores”: Instituto Vencer O Câncer, Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), Be Color, Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (NASPEC), Instituto Oncoguia e Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer no Intestino (ABRAPRECI).





Serviço:

Data:24/03
Horário: das 09h às 17h
Endereço: Parque do Ibirapuera – Arena da Ponte de Ferro, entrada pelo portão 3 ou 10.



Sobre a ABRAPRECI

A ABRAPRECI é uma Sociedade Civil, filantrópica, cultural e educacional, sem fins lucrativos que atua por meio de projetos voltados a prevenção do câncer de intestino, cooperando com instituições públicas ou particulares.
Nossas finalidades: Produzir e divulgar material educativo, esclarecendo a população sobre os fatores de risco, prevenção, detecção e tratamento do câncer de intestino; Promover eventos e campanhas publicitárias, inclusive com recursos da mídia escrita e falada, que possam atrair suporte logístico e financeiro, para desenvolver programas que objetivem a detecção precoce do câncer de intestino; Atuar junto à iniciativa privada e órgãos públicos , no sentido de orientar e viabilizar os programas de detecção; Manter intercâmbio com entidades, nacionais e internacionais, que atuam na área especifica de câncer de intestino, ou em outras correlacionadas, ou ainda que objetivem a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população; Promover reuniões, conferências e fóruns que objetivem estabelecer normas e diretrizes para detecção e tratamento do câncer de intestino.


Sobre o Instituto Vencer o Câncer
O Instituto Vencer o Câncer é uma fundação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais apoiar pacientes e familiares diante do diagnósticos e tratamento do câncer, além de dividir com a população informações sobre prevenção em busca do maior bem que uma população pode ter: saúde e qualidade de vida. www.vencerocancer.org.br

 
Sobre o Março em Cores

A Merck está lançando o Março em Cores, um mês inteiro de muita informação e conscientização sobre o câncer colorretal. Para contribuir com esse movimento, basta doar a sua positividade. Seja compartilhando nossos posts ou publicando fotos ou vídeos cheios de cor, sempre com as hashtags da campanha. Juntos, vamos colorir as redes sociais e trazer mais energia positiva para um assunto que não pode passar em branco.
#MarçoEmCores #CCrComMaisCor #MerckOncologia





Referências:
1 - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Estimativa 2016: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro, 2015. p. 7-122


Nenhum comentário:

Postar um comentário