Ao escolher morar em
condomínio as famílias necessitam de uma administração que garanta segurança e
conforto, mitigando riscos e evitando problemas de toda ordem. Por outro lado,
muitas vezes os moradores e nem mesmo os síndicos se dão conta da
responsabilidade que envolve este trabalho
Responsabilidade
do Síndico
O sindico é
o representante legal e criminal dos condôminos. É o CPF dele que está
vinculado a todas as operações realizadas como contratação de seguros,
contratação de pessoas, pagamentos, gerenciamento de inadimplência,
gerenciamento de contas, assuntos jurídicos, etc. É ele também o responsável
por acompanhar empresas para reformas e melhorias, convocar de assembleias;
pela guarda de documentos; controle de manutenções, além da gestão de crises e
conflitos. Quantas vezes, porém, paramos para pensar que este trabalho envolve
conhecimentos em direito, administração, contabilidade, economia e recursos
humanos?
Relacionamento
entre sindico & condôminos
“É comum
ver Síndicos se queixando que as pessoas não reconhecem seu trabalho. Ou ainda,
moradores falando sobre atribuições do síndico que acreditam não estar sendo
executadas e muitas vezes nem o próprio sindico tem total noção das
responsabilidades – inclusive criminais – que envolvem o seu trabalho”, explica
Cristina Tosta Mosciaro, gerente responsável pela Choice Negócios Imobiliários.
Parece
loucura, mas na maioria das vezes a Portaria sabe mais sobre as insatisfações
das pessoas, do que o próprio Síndico. Que tal mudar esta história?
Algumas
dicas dadas por Cristina são:
- É
recomendável que o Síndico mantenha um mural, quadro de avisos ou espaço nos
elevadores, onde constantemente comunique a todos os condôminos sobre o
andamento de obras, calendário de Manutenções e Inspeções, além de outras
atividades realizadas semanalmente.
- Também
deve estar claro para todos os condôminos em qual dia, horário e local o
síndico estará para o seu plantão semanal, em que o Síndico pode ser acessado
em caso de emergências, mas é importante delimitar um horário para conversar
com os condôminos.
-
Transparência na comunicação é essencial em qualquer ramo para que se
estabeleça uma relação amistosa e de respeito.
- A
tecnologia pode ajudar – fale com a Administradora de Condomínios e veja como
softwares, páginas de facebook ou um ambiente digital exclusivo para os
condôminos pode ajudar a unir e tornar o ambiente mais colaborativo.
E, se tanto
os moradores como o síndico derem conta de que as atividades são muitas como
fazer para que o profissional dê conta de todo esse trabalho de forma
eficiente?
Uma boa
Administradora de Condomínios tem como dever oferecer uma solução que permite
gerenciar boletos, reservas de áreas comuns, deixar disponíveis Atas e outras
documentações para que todos tenha acesso sem que dependam do sindico. Acesso
às informações e serviços com clareza do que está acontecendo no condomínio
podem “desafogar” a rotina do síndico e fazer com que o cumprimento de prazos e
atividades sejam mais tranquilos, estabelecendo, então, uma relação mais
harmoniosa entre todos.
Cristina Tosta Mosciaro - Especialista
em mediação de crises condominiais de toda espécie Cristina Tosta Mosciaro é
formada em jornalismo, pós-graduada em Administração e com 20 anos de
experiência em gestão de projetos. Tem uma carreira pautada em Planejamento,
Gestão de grandes equipes e Gestão de riscos. Cristina tem 42 anos e trabalhou
por 20 anos na multinacional Unilever, onde acumulou experiência em
planejamento de projetos, gestão de orçamentos e grandes equipes. Por 10 anos
dividiu seu tempo com o trabalho no mercado imobiliário e hoje dedica-se
exclusivamente a gestão de condomínios e de equipes que cuidam do patrimônio
das famílias.
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