Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Treinos quando realizados inadequadamente podem causar lesões



Movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as séries podem ser a causa do problema


A prática de exercícios físicos de forma regular é indispensável para uma vida mais saudável, pois melhora a qualidade do sono, evita doenças cardiovasculares, aumenta o condicionamento físico e, além disso, é um forte aliado para quem deseja passar longe de problemas na coluna, ombros e joelhos.

Logo muitas pessoas são adeptas aos treinos, porém, essa é uma prática que pede cautela, já que esforços repetitivos, excesso de peso, mau condicionamento físico e má postura na hora de se exercitar podem causar danos ao corpo. Abaixo, o ortopedista, cirurgião da coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda comenta alguns perigos e cuidados na hora de praticar certas modalidades academia.


Cross Fit – Verdadeira febre nas academias, a prática reúne diversos exercícios que desenvolvem a coordenação e equilíbrio do corpo, tais como: levantamento de peso, atletismo e ginástica. Deve ser praticada com cautela, pois quando feita de maneira inadequada pode causar estresse nas articulações e lesões articulares, musculares e em casos extremos até lesões graves.


Musculação – Este é exercício de força muito praticado nas academias, pois ajuda no treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos. Porém, dores lombares, nos joelhos e incômodos na articulação dos ombros são as queixas mais comuns de quem realiza essa modalidade com cargas muito elevadas e sem falta de intervalos durante as séries.


Corrida - Atividade eficiente para quem deseja perder peso, já que acelera o metabolismo também pode causar inflamação dos tendões, fraturas por estresse, joanete, entorses de tornozelo devido à falta de alongamento, postura errada, falta de descanso e até mesmo o excesso de treino, devendo sempre ser iniciada após uma avaliação medica, devido aos riscos cardíacos.


Na hora de praticar atividades físicas na academia é preciso tomar algumas atitudes preventivas para evitar lesões. “Tenha um profissional para te ajudar a realizar os exercícios de maneira adequada, sempre faça um aquecimento antes de começar o treino, respeite os limites do seu corpo e procure uma avaliação física e ortopédica”, finaliza o médico.






Dr. Luiz Cláudio Lacerda  -  Mestre em medicina pela Unifesp e especialista em ortopedia, traumatologia e cirurgia da coluna vertebral pelo Hospital Santa Marcelina. Com aprimoramento cirurgia oncológica da coluna vertebral pelo Instituto Ortopédico Rizzoli. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), professor da faculdade de medicina do Hospital Santa Marcelina e responsável pelo atendimento na Clínica L&L Ortopedia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados