Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Temperaturas quentes exigem cuidados especiais com a terceira idade



 Idosos estão mais propensos a sofrer com a hipertermia


Temperaturas altas, calor e tempo abafado são algumas das principais características do verão, que pedem cuidados especiais para a terceira idade, já que os idosos estão mais propensos a desenvolver hipertermia. Essa condição, que é a elevação da temperatura do corpo, ocorre quando o organismo produz ou absorve mais calor do que consegue dissipar e a temperatura do corpo fica acima de 37,4°C.

De acordo com a geriatra da Clínica Soullleve, Dra. Renata Scilla, quando os idosos ficam muito tempo no sol e não consomem líquidos suficientes, o processo de resfriamento do corpo pode não funcionar corretamente. “Nessas situações, o corpo acabada se desidratando, então não ocorre a sudorese e a temperatura pode aumentar, causando sérios riscos à saúde como dores abdominais, contraturas musculares (câimbras), vômito, dor de cabeça, tontura, fraqueza, excesso ou falta de suor ou sintomas neurológicos como irritabilidade”, explica a especialista.

A especialista ainda faz um alerta sobre a importância da hidratação e o consumo de líquidos com frequência para garantir a boa saúde nos dias quentes. Além disso, é essencial que a alimentação seja leve e inclua mais peixes e menos carnes vermelha e também legumes, folhas e frutas que tenham bastante nível de água, como a melancia, que pode ajudar na hidratação.

Além disso, a médica ainda recomenda comer pouco e várias vezes ao dia, o que pode auxiliar a digestão. “A alimentação leve deve ser intercalada com a ingestão de oito a dez copos de água por dia, assim é possível prevenir a desidratação”, diz a geriatra.  “Caso o idoso apresente alguma suspeita de doença relacionada com calor, como hipertermia ou insolação, recomendo levar a pessoa para um lugar fresco, deixar em repouso com roupas confortáveis e oferecer água. Após isso, é preciso procurar ajuda médica o mais rápido possível”, alerta Renata.

Abaixo, a especialista listou algumas dicas importantes para deixar o verão na terceira idade mais seguro e tranquilo:

- Consumir bastante líquidos todos os dias;
- Usar roupas leves;
- Evitar esforço físicos nos horários mais quentes do dia (entre 12h e 16h);
- Utilizar filtro solar;
- Evite o consumo de cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação. 






Dra. Renata Scilla - CRM 133.281  |  RQE 150918 -Médica formada pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, residência médica em clínica médica pelo Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Bragança Paulista. Além disso, também fez residência médica em geriatria no Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo. Titulo de especialista em geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e especialização em cuidados paliativos pelo Instituto Paliar. Aperfeiçoamento em psiquiatria geriátrica pelo Instituto de Psiquiatria da USP.  Atualmente, atua como médica preceptora do serviço de geriatria e gerontologia do Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo e no atendimento de pacientes ambulatoriais e internados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados