Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Será que cachorros e gatos podem ter febre amarela?



Especialista da Zoetis fala sobre doenças transmitidas pelos mosquitos aos animais de companhia


Os cães e gatos não são considerados suscetíveis à infecção pelo vírus da febre amarela, ao contrário de macacos e seres humanos. Eles também não são reservatórios do vírus, ou seja, não ficam com o vírus no organismo sem apresentar os sintomas de doença. Por isso, seus tutores podem ficar tranquilos.

“O mosquito transmissor pode até picar os pets, mas o vírus transmissor da febre amarela não se instala no animal. O máximo que pode acontecer com eles é sentir coceira após a picada”, explica o médico veterinário e Gerente Técnico e de Pesquisa Aplicada para Animais de Companhia da Zoetis, Alexandre Merlo.

“Vale lembrar que os pets também não pegam dengue. O mecanismo que impede esses animais de adquirirem essas doenças é desconhecido até o momento”, acrescenta. 


Outras doenças transmitidas por mosquitos

Alexandre alerta que os pets podem pegar outras doenças por meio da picada de mosquitos: a leishmaniose e a dirofilariose. A leishmaniose é uma doença infectocontagiosa transmitida pela picada de mosquitos flebotomíneos. 

Seus sintomas incluem descamação da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, perda de apetite, vômito, diarreia e lesões nos olhos. 

Já a dirofilariose também é transmitida para o animal por meio de um mosquito. Conhecida popularmente como verme do coração, como seu nome sugere, é provocada por vermes (Dirofilaria immitis) que se alojam no coração e nas artérias pulmonares dos cães. “A doença não apresenta sinais clínicos no início, portanto, o tutor pode demorar para perceber que o seu cão está doente”, observa o especialista. 

Ambas as doenças são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para o ser humano. Para evitar esses dois males, ele explica que a prevenção é o melhor remédio. “Há vacinas e antiparasitários que ajudam na prevenção dessas doenças. Procure sempre o médico veterinário para mais informações”, conclui.





Zoetis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados