Especialistas da
Faculdade Anhanguera dão dicas sobre como manter um perfil adequado para
desenvolver o marketing pessoal positivo no ambiente virtual
Para quem começou o ano determinado a conquistar
uma melhor posição no mercado de trabalho, é importante ficar atento na imagem
pessoal que se passa pelas redes sociais, já que as empresas recorrem cada vez
mais ao ambiente virtual para avaliar informações dos candidatos.
Segundo a coordenadora do curso de publicidade da
Anhanguera de São José dos Campos, Priscila Voigt, uma postura relevante é
separar o perfil pessoal e profissional, selecionando as informações de acesso
restrito a amigos e familiares, das postagens abertas ao público. "Para
evitar expor comportamentos que impactam negativamente na imagem profissional é
importante tomar cuidado com postagens de cunho preconceituoso e de
reclamações", adverte a professora. E como a foto é seu cartão de visitas,
"uma dica é, na rede profissional, não usar imagens em ambientes de lazer,
mas optar por uma imagem com fundo neutro, em que você esteja usando uma roupa
corporativa e alinhada à sua atuação de trabalho", indica.
Muitas empresas avaliam a
maturidade e postura profissional por meio das informações que o candidato
disponibiliza nas redes sociais. "Uma maneira de expor positivamente estas
características é inserir fotos em cursos, congressos, palestras, e de
conquistas profissionais", orienta o coordenador do curso de Gestão de
Recursos Humanos da Anhanguera de Jacareí, Oderlei dos Santos. O professor
enfatiza ainda a importância de atualizar informações de cursos que concluiu,
projetos relevantes que participou, e mudanças significativas na trajetória
profissional.
Vale também participar de
grupos de referência em sua área e seguir empresas do seu ramo de atuação.
"Por último, para preservar a imagem profissional é fundamental lembrar-se
sempre que erros de português são inadmissíveis", destaca Oderlei. Com essas
dicas, é possível transmitir uma boa imagem profissional e ainda fazer
networking.
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