Pesquisar no Blog

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Obesidade estética X obesidade patológica: qual a diferença?



Considerado o mal do século, a obesidade já atinge cerca de 60% da população. A médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela – médica especialista em emagrecimento da capital paulista – aponta quais as reais diferenças entre o sobrepeso que está apenas incomodando a estética daquele que de fato pode ser um perigo para saúde.

Dra Ana conta que é possível sim ser um gordinho saudável. Esse paciente é aquele que apresenta excesso de peso, mas possui massa muscular melhor e a gordura está localizada em membros específicos como quadril, pernas e braços. Já a obesidade  patológica se apresenta basicamente em excesso de gordura visceral centralizada na região do tronco e todos os membros são mais finos.
Para ficar mais fácil entender, a especialista avisa que peso não é direção de tratamento e nem de identificação da obesidade. “A análise médica passa longe daquilo que marca na balança. Através da análise da constituição corporal e da circunferência abdominal é que é possível determinar a obesidade e o grau que ela se encontra, para então direcionar o tratamento”, fala a médica que alerta “quanto maior a presença de gordura visceral, maiores as chances da obesidade desencadear doenças como o câncer, diabetes, doença arteriais, doenças cardíacas e até depressão”.
A boa notícia é que para ambos os casos há tratamento eficaz.
O paciente metabólico é tratado de trás para a frente, ou seja, é preciso iniciar identificando os fatores e doenças que levam a esse tipo de obesidade. Já o sobrepeso e a obesidade estética são mais simples de serem ajustados através de drenagem, aplicação de enzimas localizadas e uso de inúmeros equipamentos. “Esses precisam apenas melhorar a aparência e consequentemente acabam ganhando mais saúde, enquanto os obesos patológicos precisam recuperar a saúde – essa é a principal diferença”, finaliza Dra Ana.



FONTE: Dra. Ana Luisa Vilela - Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá – MG, especialista pelo Instituto Garrido de Obesidade e Gastroenterologia (Beneficência  Portuguesa de São Paulo) e pós graduada em Nutrição Médica pelo Instituto GANEP de Nutrição Humana também na Beneficência Portuguesa de São Paulo e estágio concluído pelo Hospital das Clinicas de São Paulo – HCFMUSP.bHoje, dedica-se a frente da rede da Clínica Slim Form a melhorar a autoestima de seus pacientes com sobrepeso com tratamentos personalizados que aliam beleza e saúde. www.draanaluisavilela.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados