Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Imóveis: a importância da manutenção preventiva





Incorporadora dá dicas para manter a casa nova por mais tempo


Quando o assunto é reforma, já bate até um desânimo. Impossível não pensar no tempo que levará, no dinheiro que será gasto, nos prazos que muito dificilmente serão cumpridos etc. Mas grandes reformas e, portanto, grandes dores de cabeça podem ser evitadas se você fizer manutenções periódicas na sua casa ou apartamento.

“Todo imóvel precisa de cuidados e dedicação. Nossa casa, para ser um local agradável, precisa, além de ser mantida limpa, estar com a estrutura íntegra e funcional. Isso evitará incômodos como vazamentos, entupimentos, problemas elétricos, entre outros”, afirma Gabriela Coelho, da Ink Incorporadora. Para facilitar, a empresa reuniu sete dicas valiosas para você colocar em prática no dia a dia. Vamos a elas!


Cuidados com as instalações elétricas

Se o funcionamento das instalações elétricas não for adequado pode haver queima de lâmpadas ou de aparelhos elétricos, estouros e curto-circuito. Cuidados básicos devem ser tomados para que isso seja evitado. “Verificar a voltagem do aparelho e da tomada antes de fazer a conexão, não deixar fios expostos ou desencapados, tirar aparelhos da tomada quando houver chuva forte, ser cuidadoso com a quantidade de benjamins e réguas para não sobrecarregar uma mesma tomada e nunca deixar a fiação entrar em contato com água são alguns deles”, afirma Gabriela.


Limpeza de piso

Cada piso exige uma forma diferente de limpeza. A limpeza ideal para pisos de madeira com Sinteco, Cascolac ou envernizado, por exemplo, deve ser feita com aspirador de pó, vassoura de pelo ou um pano macio seco. “O piso de madeira nunca deve ser lavado com água corrente ou pano molhado, porque o contato com a água é um dos maiores responsáveis pelo empenamento de pisos. Além disso, evite que o piso esteja exposto à insolação direta”, explica Gabriela Coelho. Já o mármore e o granito podem ser limpos com um pano úmido. No caso do granito, que é mais sensível, alguns produtos podem acabar deixando manchas, então o ideal é não usar detergente, água sanitária ou produtos oleosos para limpa-lo. A cerâmica, comumente usada em cozinhas e banheiros, necessita apenas de água e sabão para ficar limpa. O porcelanato é um piso resistente e pode ser higienizado com água. No caso dele, evite usar sabão, cera e produtos ácidos que podem retirar o esmalte e o brilho. Se você é fã de carpete, passe aspirador de pó de 2 a 3 vezes por semana. Para retirar manchas, use 1 litro de água morna, duas colheres de sopa de detergente e três colheres de vinagre branco, sempre passando das bordas para dentro, para que não se espalhe.


Cubas de aço inoxidável

Para retirar gorduras das cubas de aço inox, a dica é usar apenas água e sabão neutro. “Não é indicado que se use materiais abrasivos como palhas de aço, por exemplo. Para devolver o brilho natural ao aço inox, o correto é passar um pano com álcool após a lavagem”, conta.


Forros de gesso

Nos forros de gesso não pode haver impactos e nem se deve fixar ganchos ou suportes para objetos, pois eles não são feitos para suportar peso e podem quebrar. “Gesso também não pode ser molhado, pois a água faz com que ele se decomponha. No caso dos tetos dos banheiros e da cozinha, podem aparecer manchas de bolor, devido à umidade do chuveiro ou ao calor do fogão. Para remover essas manchas, a dica é utilizar água sanitária”, comenta Gabriela. Ela acrescenta, ainda, que existem placas de gesso específicas para áreas úmidas e que o ideal é usa-las.


Previna-se contra os mofos

Mofos que aparecem em imóveis provocam mau cheiro e podem causar alergias e doenças respiratórias. Para evitá-los, basta tomar algumas atitudes simples, como manter os móveis afastados da parede, manter a casa bem ventilada e com incidência da luz do sol. Além disso, você pode limpar a casa com produtos específicos antimofo ou com uma mistura de água com água sanitária.


Pintura

O ideal é que casas e apartamentos sejam repintados a cada 5 anos. Nesse ponto, uma dica importante é que tintas látex e acrílicas possuem maior resistência à sujeira e são mais fáceis de limpar: um pano macio e levemente umedecido resolve o problema.


Rejuntes

Para não ter problemas com infiltração, uma revisão do rejuntamento precisa ser feita, idealmente, a cada seis meses. Esse controle deve ser feito principalmente na área do chuveiro, pois a água quente com sabão ataca o material.

Cuidados com a casa são essenciais para vivermos bem e é possível manter a casa limpa, bem cuidada e sempre confortável, sem grandes esforços.






INK


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados