Pesquisar no Blog

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Como cuidar de gêmeos? Pediatra dá dicas para as mamães lidarem bem com a situação



Muitas mães, ao descobrirem que estão grávidas de gêmeos, se assustam, pois têm medo de não darem conta de cuidar de dois ou mais bebês ao mesmo tempo. Por isso, a pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Claudia Fenile, dá dicas de cuidados com os recém-nascidos para que os primeiros meses sejam mais tranquilos. “As mamães sempre acabam se adaptando às novas necessidades, porém, se for possível, é bom ter alguém por perto para ajudar no início”, recomenda a especialista.

Uma dúvida comum àquelas que deram luz a gêmeos é quanto à amamentação. A neonatologista explica que não há contraindicação para amamentar dois bebês simultaneamente, um em cada seio, contudo é necessário prestar atenção no posicionamento deles e estar sentada numa poltrona para amamentar adequadamente, mantendo a postura correta para não sobrecarregar a coluna. Outro ponto que gera questionamentos é a produção de leite. “Irá depender do estímulo, pois quanto mais amamentar em seio materno, mais leite o organismo irá produzir. A quantidade de água ingerida pela mãe e o descanso materno também são importantes. Outra dica é que a mulher deve deixar que o bebê esvazie uma das mamas, sem alternar o peito, já que nos 15 primeiros minutos da mamada temos água, vitaminas e sais minerais e, somente após esse tempo, é que temos o leite com maior teor de gordura, o que irá saciar e sustentar o bebê. Assim, criando uma rotina e mamando corretamente é bem provável que não necessite de complemento”, esclarece. Ela enfatiza ainda que o complemento só é indicado em casos em que a mãe não pode amamentar por conta de alguma patologia, uso de alguns medicamentos, baixa produção de leite materno ou ganho de peso inadequado dos gemelares, mas sempre oferecendo primeiro o seio materno.

E quando os gêmeos choram ao mesmo tempo? Dra. Claudia recomenda, primeiramente, verificar se estão com a fralda suja. “Caso não estejam, amamente o que estiver mais irritado e coloque o outro num bebê conforto e o balance um pouco. Se estiverem com cólicas, o que pode acontecer a partir da 3ª semana de vida do bebê, devido à imaturidade do sistema digestivo do recém-nascido, há maneiras para amenizar as dores, como fazer compressas térmicas com bolsa quente por cima da roupinha, mantendo sempre a barriguinha aquecida; realizar ginástica com as perninhas, num movimento de pedalar; massagear a barriguinha ao redor do umbigo sempre no sentido horário, com movimentos circulares; deitar o bebê de bruços nos braços; e dar um banho na banheira ou ofurô com água morna”, exemplifica a pediatra.

A médica ainda ensina alguns rituais que auxiliam no sono dos bebês. “Comece com um banho, amamente, cante ou coloque uma música calma e acarinhe, de preferência num ambiente calmo e a meia luz”, aconselha. Outro método que pode ser utilizado no caso de gêmeos é coloca-los para dormir no mesmo berço. Isso faz com que se acalmem.

Quanto à chupeta, está permitida, pois o ato de suga-la muitas vezes pode aliviar cólicas do bebê ou simplesmente acalma-lo. “Mas, cuidado, porque pode acontecer confusão na “pega no seio” durante a amamentação e otite de repetição (inflamação no ouvido), gerando vômitos, febre, diarreia, problemas dentais e de fala”, alerta Dra. Claudia. Ela também recomenda optar pelas chupetas ortodônticas e adequadas para a idade do bebê e sempre mantê-las limpas.

Também são necessários cuidados especiais se os pais pretendem viajar com os bebês. “Aos três meses, a mamãe já está acostumada com a nova rotina e pode viajar com os pequenos, entretanto, como será a primeira viagem, é preciso escolher um local próximo para não ficar muito tempo na estrada e optar por viagens curtas, como um fim de semana. Evite feriados para não correr o risco de pegar congestionamentos”, finaliza a neonatologista. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados