Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Chás têm poder de hidratação e são ótimas opções no pós-carnaval

Quando o assunto é hidratação, o chá é uma fonte interessante para repor os líquidos


O carnaval acabou e chegou a hora de retomar o ritmo natural do cotidiano. Mas depois de curtir a folia, temos que estar prontos para voltar à rotina.

A recomendação é manter uma alimentação equilibrada, assim como o consumo de líquidos adequado, para ajudar na hidratação de quem pulou e dançou muito nos últimos dias. No quesito hidratação, o Instituto de Medicina (IOM) recomenda que os homens consumam 3,7 litros de água por dia, enquanto para mulheres essa quantidade é de 2,7 litros por dia.

A nutricionista Gabriela Ghedini dá uma dica prática: "Investir no consumo de chás é uma ótima opção para se manter hidratado e atingir a quantidade de líquidos recomendada. Os chás têm diversos sabores e auxiliam as pessoas que gostam de variar os tipos de bebidas consumidas. E o melhor? Possuem zero calorias quando consumidos sem açúcar ou leite", diz.

Um estudo feito de fevereiro a agosto de 2014 buscou identificar o potencial de hidratação de diferentes tipos de bebidas, dentre elas, o chá preto. Como resultado, os pesquisadores observaram que o chá quente ou frio teve uma produção de urina cumulativa similar à da água pura, o que classificou a bebida como fonte eficaz de hidratação.

"As recomendações para ingestão diária de água podem variar de pessoa a pessoa devido a diversos fatores, como idade, sexo, nível de atividade física, entre outros. Em todos os casos, o chá é uma maneira interessante de atingir diariamente esta quantidade recomendada, sendo uma opção de fácil aceitação, além de trazer componentes associados a benefícios de saúde, como: o chá verde pode acelerar o metabolismo e o chá preto pode auxiliar no foco e atenção", afirma Gabriela.

A nutricionista ainda sugere alternativas para se manter hidratado. "Tenha sempre em mãos uma garrafa, seja ela com água ou chá. Para os esquecidos, o ideal é programar o celular para lembrar do consumo", diz.



*Maughan et al. A randomized trial to assess the potential of different beverages to affect hydration status: Development of a beverage hydration index. Am J Clin Nutr (2016); 103(3): 717-723


GABRIELA GHEDINI - Nutricionista especialista pela Escola Paulista de Medicina. Trabalha em seu consultório com emagrecimento, transformação corporal, avaliação hormonal metabólica, envelhecimento, longevidade e sempre priorizando a qualidade de vida.
Site: http://gabrielaghedini.com.br/midia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados