Pesquisar no Blog

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Visão monocular é considerada deficiêncial visual



Pessoas com boa visão em apenas um dos olhos podem ser incluídas em sistema de cotas 


Caracterizada pela capacidade do indivíduo enxergar bem com apenas um dos olhos, a visão monocular é decorrente de diversas doenças oculares. A causa mais comum é o trauma ocular, mais frequente em homens em idade produtiva. Entretanto, algumas afecções também são listadas, como as anomalias congênitas, as enfermidades infecciosas intraoculares (toxoplasmose), o glaucoma, as doenças da retina ou da córnea e os tumores oculares.

O problema é classificado como deficiência visual, pois ocasiona a perda da noção de profundidade (visão em 3D) e uma piora na acuidade visual binocular, bem como diminuição significativa (em torno de 25%) do campo visual periférico. Segundo a Associação Brasileira dos Deficientes com Visão Monocular, cerca de 1% a 2% da população tem esse diagnóstico.

A visão monocular provoca determinadas limitações nas atividades diárias da pessoa afetada. Isso ocorre, principalmente, pela dificuldade de localização espacial. “Algumas tarefas podem ser impraticáveis inicialmente. Especialmente as que requerem noção de profundidade como, por exemplo, a condução de veículos, ou situações que exijam esforço visual prolongado”, explica a Dra. Helena Oliveira, oftalmologista do H.Olhos Paulista.

Nesse sentido, as pessoas com visão monocular podem enquadrar-se legalmente no sistema de cotas de portadores de necessidades especiais nas empresas e nos concursos públicos.


Reabilitação e prevenção

Enxergar por apenas um dos olhos requer tempo para adaptação. Aos poucos a pessoa consegue se acostumar a essa condição e as dificuldades são amenizadas, embora não deixem de existir. “A reabilitação pode ser mais fácil em indivíduos mais jovens, naqueles que tiveram uma redução gradativa da capacidade visual e nos que não perderam totalmente a visão no olho atingido”, comenta a médica.

É importante frisar que embora a visão monocular seja normalmente irreversível, o paciente deve manter o acompanhamento oftalmológico para avaliações de rotina. “Isso é fundamental para a prevenção de doenças no olho que segue com uma boa visão”, finaliza a oftalmologista.





H. Olhos Paulista





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados