Pesquisar no Blog

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Porque o início de ano leva ao aumento de separações conjugais?



Momentos emocionalmente mais intensos, como férias e pós festas de fim de ano colaboram para o término das relações amorosas. Psicólogos explicam porque isso acontece

Início de ano marca o fim de um ciclo que durou 12 meses, mas para muitas pessoas é também um marco que determina transformações pessoais, com resoluções de auto promessas de que, nos próximos meses, serão pessoas melhores, mais felizes e mais saudáveis. Até por isso, esta é também uma época em que ocorrem muito mais separações conjugais, segundo um estudo da Universidade de Washington, em Seattle nos EUA, realizado pela equipe da socióloga Julie Brines.

De acordo com Carla Zeglio e Oswaldo M. Rodrigues Jr., psicólogos especialistas em comportamento de casais e sexualidade do InPaSex (Instituto Paulista de Sexualidade, de São Paulo), isso ocorre por conta das emoções intensas do período, do estresse com metas a serem batidas, expectativas elevadas e muitas não cumpridas. “As pessoas acabam descontando as frustrações no seu par e, com isso, a relação acaba se desgastando. As férias e a virada do ano, tornam-se refúgios emocionais para marcar o início de uma nova fase em que tudo pode ser diferente, inclusive a vida a dois”, contam.

Há como evitar a separação nesta época do ano? 

“O primeiro passo para um relacionamento feliz ao longo de todo o ano é não projetar no outro as suas expectativas e nem colocar no outro a responsabilidade pela sua felicidade”, indicam os profissionais. “Temos que entender que o parceiro também tem defeitos, qualidades, assim como nós, e por meio do diálogo transparente e frequente, tentar achar formas de lidar com o que nos incomoda e com as situações de estresse”, contam os especialistas.

A psicoterapia pode ser uma boa solução para ajudar o compromisso a se manter firme e forte em qualquer época do ano e contribuir para a construção da pessoa que se quer ser neste e em todos os outros momentos da vida. Afinal, não bastam as promessas que são as resoluções de ano novo, ainda é necessário agir e apender a agir!





Carla Zeglio - Experiência em psicoterapia sexual e supervisão clínica com enfoque na sexualidade e faz atendimentos de casais em psicoterapia. Graduada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu (1995), diretora e psicoterapeuta sexual do INPASEX- co-editora da Revista terapia sexual: Pesquisa e Aspectos Psicossociais. Foi Tesoureira da FLASSES - Federación Latinoamericana De Sociedades De Sexologia Y Educación Sexual (2003 / 2005) e Membro do Comitê de Ética da FLASSES (2007-2011). Coordenadora e Idealizadora do CEPES - Curso de Especialização em Psicoterapia com enfoque na Sexualidade. Organizou e presidiu os encontros Brasileiros de Análise do Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental com Casais e Família (2012 e 2013).


Oswaldo M. Rodrigues Jr - Psicólogo formado pela UNIMARCO (1984); foi Secretário Geral e Tesoureiro da WAS – World Association for Sexology (2001-2005); Presidente da ABEIS – Associação Brasileira para o Estudo da Inadequação Sexual (2003-2005); dedica-se a tratar de problemas sexuais junto ao InPaSex – Instituto Paulista de Sexualidade – do qual é fundador e diretor. Autor de mais de 100 artigos científicos e mais de 35 livros, dentre eles: Parafilias (Ed. Zagodoni) Terapia da Sexualidade (2 vol., Ed. Zagodoni); editor chefe da Revista Terapia Sexual : clínica, pesquisa e aspectos psicossociais e co-cordenador do CEPES – Curso de Qualificação em Psicoterapia Sexual do Instituto Paulista de Sexualidade..



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados