Pesquisar no Blog

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

MindKids mostra que meditar é simples e as crianças também podem aprender



A infância e a adolescência são fases de inquietude e descobertas e os pequenos estão sempre agitados nos afazeres e tarefas que o mundo atual acaba impondo, seja nos momentos de lazer ou nos períodos da escola e de estudos. 

Incluir algo que possa fazê-los parar para refletir ou mesmo que os façam conectarem-se com seus sentimentos é um grande desafio para pais, professores e outros adultos que fazem parte de suas vidas.

Mas o Mindfulness, termo que pode ser traduzido como "atenção plena", e tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil, através da MindKids tem chegado também a um bom número de crianças, pais e professores que estão participando dos treinamentos realizados em escolas públicas e privadas pela professora Daniela Degani.

Ao contrário do que se possa parecer, meditar não é difícil e também não exige rituais elaborados, regras rígidas e pode ser um momento de interação e afeto para as crianças. Então, qualquer um pode meditar ou participar de meditações através da técnica apreendida por Daniela na Mindfull Schols, nos Estados Unidos.

Veja algumas dicas para iniciar junto com os pequenos uma rotina meditativa:


1) Preparação: entrando no clima
Cantinho da meditação – Uma dica interessante é escolher um lugar da casa para ser o "cantinho da meditação". Não precisa de velas, incenso, nada disso. Apenas um espaço em que as crianças se sintam bem, onde seja possível sentar no chão sobre uma almofada. Usar o mesmo "cantinho" para a prática da meditação ajuda a criar o hábito.


Conectando com o coração – Antes de fazer as práticas com as crianças, tome uns minutos para inspirar e expirar profundamente algumas vezes, para ir relaxando corpo e mente. Faça um trato consigo de deixar as preocupações, e-mails, listas de coisas a fazer para 15 minutos mais tarde e conecte-se com sua motivação para meditar com a criança: "gostaria que ele pudesse se acalmar" ou "gostaria que ele sentisse o silêncio" ou "gostaria que ele desenvolvesse a capacidade de concentração" – seja qual for seu motivo, cultive uma boa intenção, sem expectativas, de coração aberto. 


2) Aquecendo: explicação e postura
Meditação é assim mesmo – Crianças bem pequenas podem entender os conceitos básicos da meditação, se explicados de maneira breve, com carinho e simplicidade. Algumas sugestões:

- A meditação ajuda a gente a prestar atenção no que está acontecendo agora

- Também pode nos ajudar a acalmar quando estamos bravos

- Ajuda a sermos mais felizes e ter melhor desempenho na escola e nos esportes.


Posição de meditar – Uma postura bem bacana para fazer as atividades de meditação é sentados de "indiozinho", sobre o chão ou uma almofada, com a coluna reta e mãos sobre os joelhos. Sente-se você na postura, confortavelmente, sem estresse, e convide a criança a sentar-se na "posição de meditar" também. Nas primeiras vezes, é normal que os pequenos se mexam muito. Não se preocupe – seja você o exemplo, ao deixar seu corpo repousar calmo e relaxado. Com o tempo, as crianças vão relaxando também.

Viu como é fácil a preparação? Agora é só iniciar a prática, que requer o foco de sua atenção em algo que o conecte com o aqui e agora: a respiração, por exemplo. Para os pequenos mais agitados, podemos criar formas de interação como objetos ou mesmo com o ambiente ao redor que possam trazer a atenção deles para o presente, como a passagem do trem na linha próxima de casa, avistar aviões em suas rotas ou mesmo realizar movimentos divertidos de interação que possam chamar a atenção de uma forma constante.






Daniela Degani - idealizadora da MindKids. Formada em Administração de Empresas pela USP, pós-graduada em Comunicação pela ESPM, atuou muitos anos em empresas como Unilever, Microsoft e Mead Johnson Nutrition. Praticante de meditação há 6 anos, medita com crianças há 3 anos, sendo treinada em Mindfulness para Crianças e Adolescentes pela Mindful Schools/EUA. É colunista do portal bora.ai do Estadão para temas relacionados à meditação infantil. Busca constantemente aprimoramento de sua prática, técnicas e conhecimento da área, tendo participado da conferência Bridging the Hearts & Minds of Youth de 2017, em San Diego, e é parte do programa de certificação da Mindful Schools, Class of 2018. Participa também do programa do Mindfulness Training Institute na Inglaterra, voltado ao estudo e aprofundamento do ensino de Mindfulness em ambientes seculares.

www.mindkids.net




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados