Pesquisar no Blog

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Conselhos de um psicólogo para 2018




Como dar conselhos para o futuro? Pensando sobre algumas coisas que se tivéssemos pensado no passado teríamos vivido melhor no presente, provavelmente alguns deles seriam:

- Cuidado com a autoajuda que promete sucesso (1) rápido e (2) com pouco esforço. Pessoas que vendem essas ideias costumam viver da venda de mentiras. Pergunte-se onde você quer estar, quem chegou onde você quer estar e o “preço” que pagou para estar lá. Isso pode dar origem a algumas reflexões úteis.

- Seja prudente com uma proposta de vida de remédios que anestesiem ansiedades, tristezas, cansaço e temores; tendem a tirar os sintomas de uma vida ruim que você tem vivido e precisa melhorar.

- Entenda que a beleza vista na capa de revistas não existe, senão com luz, maquiagem, computador e variações. Buscar essa aparência é inútil, frustrante e gera a sensação de “feiúra” repetidamente.

- Aceite que podemos ser excelentes em uma ou duas coisas na vida, muito bons em duas ou três, bons em três ou cinco e medíocres ou ruins no restante. Para sermos excelente em cada coisa na vida, precisamos de tempo. Então, pergunte-se: quantas horas são necessárias para sermos excelentes em algo numa semana, seja na profissão, na amizade, na estética, nas relações familiares, como marido ou esposa, no cuidado da casa, na saúde, no cuidado com familiares necessitados e variações? E então, questione-se: quantas horas por semana eu fico acordado?

- Os nossos sonhos são feitos do que nós achamos que nos fará bem, não do que nos faz bem, de fato. Então, reflita: sendo como sou, o que busco, realmente, me trará o benefício que busco? Qual será o preço?

- As pessoas que lhe dão conselhos sobre um ou mais assuntos, sejam familiares, amigos ou colegas; eles usam essas ideias em suas vidas? Como têm sido os resultados do que dizem? Compreenda: é normal as pessoas recomendarem caminhos que as levaram para lugares nos quais se encontram hoje, mas você gostaria de viver a vida delas no aspecto sobre os quais lhe dão conselhos?

- Ser transparente e sincero são ótimas características se você não tiver chefes, se todos gostarem das suas espontâneas emoções e atitudes e se for criança. Caso contrário, pense antes de tomar atitudes sem que reflita sobre eventuais consequências e preços delas, se chegar à conclusão que sim, faça o que achar razoável.

- “Ser emocional” no sentido de “tomar atitudes com base em emoções sem pensar nos efeitos” é bom para vender músicas, poesias e livros de autoajuda, mas péssimo, no geral, para viver bem.

- Diferencie, de maneira clara, dentro do possível, o que está dentro ou fora do seu controle e busque se preocupar, dentro do razoável, com o que está sob o seu governo, de fato.

- Sempre pergunte a si mesmo, principalmente em épocas difíceis: o que estou precisando entender sobre o que estou passando nesse momento e como aprender a lidar com isso?

- Se haverá crise econômica no país ano que vem e/ou nos outros anos, não há como saber, mas tem momentos de semear, adubar-cuidar ou colher; é importante aprender a se dedicar e dar o tempo necessário a cada um dos passos. Contudo, é relevante mencionar que alguns serviços ou produtos (sementes) percam ou estejam por perder a utilidade quando utilizados por pessoas, pois computadores, softwares e aplicativos estão acabando com algumas profissões (e não, não se está criando profissões na mesma velocidade que se está finalizando com elas). Imagina alguém que tem o sonho de abrir uma “locadora de vídeos”.





Bayard Galvão - psicólogo clínico formado pela PUC-SP, hipnoterapeuta e palestrante. Especialista em Psicoterapia Breve, Hipnoterapia e Psiconcologia, Bayard é autor de cinco livros, criador do conceito de Hipnoterapia Educativa e Presidente do Instituto Milton H. Erickson de São Paulo. Ministra palestras, treinamentos e atendimentos individuais utilizando esses conceitos.  www.institutobayardgalvao.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados