Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

COMO TIPO DE CABELO, TEXTURA DOS FIOS E IDADE INFLUENCIAM NO CUIDADO COM OS CABELOS?



Juli, bot da E.life criado para pesquisas quantitativas na plataforma Facebook Messenger, foi usada para compreender as diferenças de cuidados que mulheres de diversos perfis têm com seus cabelos. A metodologia para a aplicação do estudo foi um questionário estruturado via Facebook Bot com segmentação de entrevistas por meio de mídia e questionário de filtro. A amostra é de 147 respondentes. Veja abaixo as descobertas da pesquisa:

Mulheres lavam os cabelos pela manhã:

Para 63% das respondentes, a lavagem dos cabelos acontece pela manhã, sendo que mulheres com mais idade apresentam comportamento mais dividido, com uma inversão do cenário e 63% delas preferindo lavar os cabelos à noite.

Outro fator importante na escolha do horário de lavagem é a textura dos fios: pessoas com cabelos cacheados e ondulados concentram mais lavagens pela manhã (82% das cacheadas declaram preferir o horário). O número pode ter influência do papel que a secagem dos cabelos tem no resultado final de cabelos com estas texturas. Lavá-los de manhã garante secagem natural, que tende a gerar melhores resultados.

A frequência de lavagem varia de acordo com o perfil:
Ao contrário do horário em que se lavam os cabelos, não é possível se falar em um padrão geral sobre frequência de lavagem, apresentando a mesma questão resultados bastante divididos.

Todavia, alguns fatores acabam por influenciar este comportamento. Pessoas mais velhas, por exemplo, tendem a lavar o cabelo com mais frequência do que aquelas mais jovens. Enquanto 69% das respondentes de menos de 21 anos declaram lavar os cabelos menos de 3 vezes por semana (contra 8% entre aquelas com 40 anos ou mais), apenas 31% das mulheres mais jovens relataram o fazer mais de 3 vezes (contra 26% após a faixa dos 40).

Outro fator de influência é a textura e o grau de oleosidade do cabelo. Pessoas com as curvas dos fios mais fechadas - como as de cabelos crespos, tendem a lavar o cabelo com menor frequência do que aquelas de cabelos lisos (64% das crespas lavam até três vezes por semana contra 33% das lisas). Este tipo de cabelo também tende a ser mais seco, o que não só demanda menos lavagens como ficam ressecados com o excesso delas.




Quando tratamos do grau de oleosidade, 59% das mulheres de cabelos secos lavam os fios até três  vezes por semana, contra 29% para a mesma frequência entre as mulheres de fios oleosos.

Mulheres de cabelos lisos demandam mais profissionais:



Embora a maioria das mulheres cuide sozinha do seu cabelo no dia a dia (74% relataram dispensar os trabalhos de um profissional), alguns fatores influenciam esta opção. Mulheres de cabelos crespos ou cacheados, por exemplo, são mais independentes e 90% delas dispensa os cuidados de um cabeleireiro. Entre as lisas, este índice é de apenas 50%.

A demanda por atenção especializada também aumenta gradativamente com a idade. Enquanto 83% daquelas com menos de 21 anos relatam dispensar profissionais, apenas 50% daquelas com 40 ou mais anos abrem mão de especialistas. Assim como mulheres mais jovens, aquelas de cabelos mais secos também são mais independentes, com 81% declarando cuidar sozinhas de seus próprios fios.

A mulheres complementam os tratamentos em suas casas:



47% das entrevistadas disseram já ter experimentado ou usar algum tipo de tratamento caseiro, sendo que os que mais se destacam são óleo de coco, usado por 27% das respondentes e mel, com 15% de aderência.





Fonte: www.slideshare.net/Elife2009/hbitos-e-cuidados-capilares-das-consumidoras-brasileiras-resultados-finais-83562440




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados