Pesquisar no Blog

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Coach dá dicas para quem está procurando emprego e quer estar empregado em 2018



As listas de metas para o ano que está para começar são quase tão tradicionais quanto peru no Natal e espumante no Réveillon. Nelas, cabe de tudo: aprender um idioma, emagrecer alguns quilos, se dedicar mais à família, conhecer uma cidade e... conseguir um emprego. Sim, em tempos de milhões fora do mercado de trabalho e com uma tímida retomada econômica com previsão de crescimento de 2,7% em 2018 de acordo com o IIF (Instituto de Finanças Internacionais na sigla em inglês), essa meta tem potencial para figurar no topo das mais relacionadas nas listas de ano novo.

Pensando em aumentar as chances de quem está procurando emprego e quer estar empregado em 2018, Villela da Matta, master coach[1] e presidente da SBCoaching, montou um guia informal em formato de dicas. "Procurei reunir dicas úteis e que pudessem ser adaptadas a todos tipos e perfis de candidatos, já que temos uma grande diversidade e contingente de pessoas em busca de recolocação", explicou.

Primeiro coach do País, Villela acredita muito na força produtiva do brasileiro. Depois de uma carreira de sucesso como executivo em multinacionais, ele resolveu apostar tudo no coaching, uma prática inexistente no Brasil, até então, e viu ao longo de sua atuação, muitos clientes evoluindo em suas carreiras, outros se tornando empresários e empreendedores. "Por isso, precisamos dar confiança a estes milhares e milhares de profissionais que estão fora do mercado para que voltem a produzir. Mas a confiança pela confiança não funciona. Confiança só é eficaz quando você é capaz de identificar suas forças".


Identifique os valores que você atribui ao trabalho – Procure pensar: Por que ele é importante pra você? O que ele lhe proporciona? Qual sentimento você tem quando está trabalhando ou quando está realizando o que ele lhe proporciona? O que conseguir se recolocar no mercado de trabalho lhe trará? Esse exercício de reflexão que extrapola a esfera do trabalho concede ao candidato uma perspectiva mais ampla e estímulo para que essa procura seja feita em um patamar diferente: COM PROPÓSITO.


Faça um mapa das suas forças e competências – A maioria dos candidatos me diria que isso é básico. A minha resposta é que muitos dos meus clientes não conseguem fazer isso bem. Grande parte das pessoas não tem facilidade de visualizar suas forças, nem as oportunidades que estas forças lhe concedem e que também podem ser incluídas no material no qual você vai apoiar a sua confiança. Para isso, você precisa ser sincero, detalhista, usar a oposição de forças e fraquezas, listar para, então, chegar ao seu PORTO SEGURO, onde você vai apostar suas fichas e mostrar que merece aquela vaga.


Demita seu crítico interno já – Você não sabia que ele está trabalhando na sua empresa? Mas ele está. O crítico interno é a parte antagônica do self e sua proporção varia de pessoa para pessoa. É a voz dissonante que diz "este recrutador não gostou da minha roupa", "gaguejei na apresentação", "vou esquecer algo" e pode colocar tudo a perder em uma entrevista. Desenvolvo meus clientes de forma mais profunda, porém uma dica para minimizar isso é: PARE O FLUXO dos pensamentos negativos com uma ação física discreta, como um aperto no pulso.


Faça a higiene das suas ideias fixas e renove suas crenças – Todo mundo tem um território de ideias e crenças, normalmente, construídas desde a infância ou adolescência, não fundamentadas que funcionam como limites. "Não funciono com números", "Não consigo trabalhar com chefes mulheres", "Tenho dificuldades em novas tecnologias", "Não acredito em hierarquia horizontal, é bonito, mas não funciona". Identificar isso e se questionar qual o fundamento da afirmação é o processo para a higiene. Hoje, o mercado de trabalho pede profissionais cada vez mais FLEXÍVEIS. A habilidade de se adaptar rapidamente não só a novas tecnologias, mas também a novos ambientes corporativos e geográficos é uma realidade.


Se prepare completamente para o processo seletivo – ir para a entrevista com um estado de ESPÍRITO POSITIVO é um diferencial. Por isso, compartilho um exercício para ser feito antes de qualquer processo seletivo e que pode inclusive ser feito na sala de espera. Pense em coisas que deixam você feliz em sua vida. Pense em como você se sentiu no momento em que fez essas coisas. Pense em detalhes, em momentos, tente reviver aquela situação ou aquilo que te motiva. Isso não é um discurso de autoajuda meramente motivacional. É uma técnica amplamente pesquisada por universidades em todo mundo, que comprovaram cientificamente a eficácia de mentalizar situações positivas para elevar nossos níveis de neurotransmissores geradores do bem-estar. Você pode ainda criar uma âncora, que é associar este momento refletido com um gesto corporal (passar a mão na perna, por exemplo), e ativá-la durante a entrevista.


Esteja pronto para ser mais que o profissional que foi contratado – Uma vez conquistada a vaga, esteja pronto para entregar o que você conseguiu defender no processo seletivo. Seja eficiente, EFICAZ E PRODUTIVO. Um profissional de alta performance não mira os 100%, ele procura ser e fazer 120%, porque assim será destaque e estará construindo um caminho, uma carreira, seja na empresa que estiver, seja fora dela. Recentemente, li uma entrevista de André Fischer, pesquisador da FIA (Fundação Instituto de Administração), na qual ele explicava que a crise severa redesenhou em tempo recorde o mercado de trabalho brasileiro. Uma vez reestruturadas e mais eficientes, as empresas dificilmente retomarão os quadros que mantinham no período pré-crise e que a procura será por profissionais com foco nos resultados e no uso inteligente dos recursos disponíveis para atuarem em equipes enxutas, bem treinadas e altamente competitivas.





1.   Master coach é um título concedido aos coaches que possuem especialização em todas as áreas de atuação do coaching, tais como business, executive, career, mentoring,e positive. 

2.    SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)
www.sbcoaching.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados