Pesquisar no Blog

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Camilla Couto explica quais são os 10 vilões dos relacionamentos



Terapeuta Emocional para Mulheres e criadora do PAR - Programa Amarildas de Relacionamentos, Camilla Couto explica quais são os 10 principais vilões das relações.



Toda mulher quer viver um grande amor, mas muitos relacionamentos passam por turbulências e até acabam sendo destruídos por causa de vilões emocionais que surgem das nossas próprias limitações. Camilla Couto, Terapeuta Emocional para Mulheres com foco em Relacionamentos, criadora e autora do Blog das Amarildas e fundadora do PAR - Programa Amarildas de Relacionamentos, lista 10 dos principais vilões responsáveis por minar as relações e que podem ser evitados com dois ingredientes básicos indicados pela terapeuta: “autoconhecimento e consciência”. Confira:
 

Carência - A carência parte do princípio de que estar sozinha é ruim. “Isso faz aumentar as chances de erro já na escolha do parceiro, faz aceitar menos do que merecemos e impede de terminar relacionamentos por medo de ficar novamente só”.


Perda da individualidade - Uma das piores formas de estar em um relacionamento é deixar de respeitar nossas vontades, desejos e opiniões para agradar o outro. “Anular-se só trazem prejuízos, pois acostumamos o outro a ser o guia da relação e perdemos o rumo”.


Ciúme - Sentir ciúme indica que o verdadeiro amor ainda não aconteceu, pois onde há medo não há espaço para o amor. “Amar implica confiança total”.


Orgulho - O orgulho esconde nossas sombras e impede a verdade de um relacionamento. “Quando eliminamos essa barreira, damos espaço para que o outro faça o mesmo e trilhamos o caminho para a verdadeira intimidade”.


Inveja - Onde há comparação e competição, a inveja fatalmente aparece. “Quando somos invejosas, deixamos de participar do sucesso e da felicidade do outro e impedimos que uma real parceria aconteça”.


Falta de auto responsabilidade - Temos sempre 50% de responsabilidade pelo sucesso de uma relação. “Quando nos eximimos da nossa parcela de responsabilidade, passamos a nos vitimizar e a culpar o outro por tudo, e não há nada mais tóxico”.


Idealização - Ter sonhos é o que nos move, mas idealizar relacionamentos e pessoas é a receita certa para a frustração e a decepção. “Esperar demais do outro faz com que estejamos sempre insatisfeitas”.


Dependência - Achar que não se pode ser feliz sem o outro é o maior erro das relações. “A dependência destrói o amor e provoca um caos no dia a dia, pois faz com que ajamos de forma controladora, carente e sentimental em excesso”.


Apego ao passado -  Quem continua remoendo traumas de relacionamentos já começa uma jornada fadada a falhar. “O ideal é nos propormos a aceitar o fluxo da vida e acolher as situações e pessoas de forma neutra, para viver novas histórias”.


Egoísmo - Quando o nosso lado “criança mimada” está ativo, acabamos impondo nossa vontade sem pensar no que é bom para o outro. “Oscar Wilde dizia que o egoísmo não é vivermos de acordo com nossos desejos, mas exigir que o outro viva”.


Cada um desses vilões pode andar sozinho, mas muitas vezes acabam atuando em conjunto, minando nossa tranquilidade e nos impedindo de viver a felicidade em nossos relacionamentos. Eles são como fantasmas que aparecem a qualquer momento, sempre prontos a comprovar que não somos capazes de nos relacionar. Para Camilla, essa é a maior mentira: “todas nós somos plenamente capazes de estar por inteiro em uma relação, de abrir nossos corações para o novo e de compreender que às vezes há algo que precisamos urgentemente mudar e melhorar em nós mesmas”.





Fonte: Amarildas 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados