Pesquisar no Blog

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Boletos podem gerar problemas para empresários



A emissão de boletos é uma atividade cotidiana para as pequenas e médias empresas. Apesar de ser um dos métodos de pagamento preferidos das lojas on-line - que muitas vezes oferecem até mesmo um desconto para o cliente que paga com boleto - a prática pode trazer custos “escondidos” para os empresários. E como cada centavo é importante, principalmente quando estamos começando um novo negócio, precisamos ficar espertos para evitar estes gastos desnecessários.

Quando uma empresa emite um boleto, o banco cobra uma taxa que varia entre R$ 3,00 e R$ 5,00. Até aí, nenhuma novidade. Esse é um custo que existe e que já deve fazer parte da programação financeira de toda empresa. O problema começa quando um mesmo boleto começa a gerar diversas cobranças de taxa.

Digamos que seu cliente fez uma compra e pediu para realizar o pagamento via boleto. Só que, por um motivo qualquer, ele não conseguiu finalizar a operação na data estipulada. Ele então pede a geração de um novo boleto, com outra data de pagamento. Resultado? A empresa precisa pagar por dois boletos para a mesma compra. E se o cliente faz o pedido, gera um boleto, mas não finaliza a compra? Novamente o prejuízo fica por conta da empresa.

Na prática, o banco tem total poder sobre a geração de boletos. Ele define o valor, quanto tempo demora para ser compensado e a forma de pagamento para o empresário. Isso facilita o surgimento dos “custos fixos escondidos”. Cancelamentos, alterações de datas, gerações de novos boletos para uma mesma compra: tudo entra sorrateiramente como uma nova cobrança para o seu negócio.

Esses custos escondidos podem gerar gastos desnecessários consideráveis. Ás vezes comparando o valor da taxa ao valor da venda, pode parecer insignificante, mas somando todos os gastos, taxas e impostos pagos pelas pequenas e médias empresas no nosso país, percebemos que cada centavo vale muito.

Felizmente, existe uma maneira de fugir desses custos. Uma possibilidade é trabalhar com sistemas de gestão empresarial que ofereçam esse serviço. Já existem no mercado sistemas com valores acessíveis para pequenas e médias empresas que trabalham com módulos específicos para emissão de boletos.

Cada sistema oferece diferentes benefícios, mas acho importante o empresário optar por um módulo que diminua seus gastos e que realmente facilite o dia a dia da empresa. Já temos soluções que oferecem ao pequeno negócio a possibilidade de pagar apenas pelos boletos que forem compensados, evitando assim que o acúmulo de taxas escondidas. Na prática, a emissora do boleto compensa para o empresário, no período previamente combinado, o valor da venda menos a taxa referente aquele boleto. Isso é ótimo para evitar surpresas desagradáveis na hora do fechamento.

Também é interessante a facilidade oferecida pelos sistemas que funcionam sem arquivo de remessa e retorno, atuando de forma integrada com o módulo financeiro e controle de recebimentos. Isso diminui a quantidade de arquivos da empresa e, consequentemente, o retrabalho. E nós sabemos como é importante eliminar trabalhos repetidos para que seus colaboradores fiquem mais motivados e consigam focar no que realmente traz lucro para a sua empresa.

Com pequenos cuidados, podemos aumentar os ganhos de empresas de qualquer porte. Esses gastos escondidos, quando reunidos, podem ser o diferencial para sua empresa crescer ou passar por tempos difíceis. Ser um empreendedor é um trabalho de dedicação e são esses pequenos aspectos que determinam quem será bem sucedido. 






Robinson Idalgo – fundador da SoftUp – empresa brasileira criadora do sistema de gestão* (ERP) grátis. Mais informações no site: www.sistemagratis.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados