Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Fogos de artifícios podem causar danos permanentes à visão





Oftalmologista alerta para os cuidados com os olhos durante o manuseio de rojões durante as festividades de fim de ano


Um dos momentos mais esperados na virada de ano é a contagem regressiva, seguida por uma intensa queima de fogos. Por todo o mundo o ritual dos shows pirotécnicos encanta multidões com cores vibrantes, movimentos e sons. Apesar do espetáculo, acidentes e o manuseio incorreto dos fogos de artifício podem trazer sérios problemas como queimaduras e lesões permanentes nos olhos.

Explosões inesperadas de rojões podem levar até mesmo a perda da visão. "Os fogos de artificio podem causar sérios danos aos olhos, desde queimaduras nas pálpebras até ferimentos com comprometimento da estrutura do olho", explica a oftalmologista Fabíola Gavioli, do CBV Hospital de Olhos. A fumaça e o calor do fogo podem causar vermelhidão, irritação, ardor, lacrimejamento e coceira nos olhos, e até conjuntivite alérgica ou edema de pálpebra.

Entre as recomendações de segurança na hora de escolher os fogos para a celebração, está a importância de observar a procedência do produto. "Quando se trata de fogos feitos de forma clandestina é ainda mais perigoso, pois na produção outros materiais são adicionados e podem tornar a explosão ainda mais grave ao penetrar nos olhos", ressalta Fabíola. O indicado é adquirir fogos de artifícios em locais devidamente autorizados e certificados para comercializar os produtos.

Caso um acidente venha a acontecer, nunca utilize colírios ou remédios caseiros sem prescrição médica. A oftalmologista acrescenta ainda que, em caso de queimadura ou ferimento com fogos na região dos olhos, deve-se lavar a área com água corrente e não esfregar ou tentar remover resíduos, pois a fricção pode afetar diretamente o globo ocular. Procure imediatamente um pronto socorro especializado em oftalmologia.


Confira algumas dicas para soltar fogos com segurança:

- Na hora de soltar os fogos, afaste-o o máximo possível do corpo e mantenha sua projeção inclinada para uma área segura;

- Cuidado com rojões que não explodiram, não tente acender novamente pois eles podem estourar próximo ao seu rosto ou mãos;

- Não coloque o artefato em bolsos;

- Crianças não devem ficar próximas ao local onde serão soltados fogos;

- Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e de outros. 






Emergência oftalmológica 24h
Brasília – DF - Avenida L2 Sul – Quadra 613 – Asa Sul.
WhatsApp: (61) 9-9975-6783





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados