Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

4 ALIMENTOS DA CEIA QUE FAZEM BEM À SAUDE



Bacalhau e as amêndoas são alguns dos mantimentos ricos em fibras e vitaminas do complexo B


A tradicional ceia de réveillon é conhecida pela variedade de pratos que serão consumidos, mas, em geral, são regados com excessos de açúcar e farinhas refinadas, que nem sempre fazem bem à saúde. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrólogos (Abran), que ouviu 400 pessoas, somente 8% dos participantes mantêm alimentação saudável no final do ano.
Julia Gouvea, médica do esporte e especialista em envelhecimento saudável, responsável por trazer a marca americana Cenegenics ao Brasil, lista quatro alimentos extremamente saborosos e ricos em vitaminas, que podem ser acrescentados nas refeições especiais.  “A forma mais saudável de manter o organismo em ordem é montar um prato equilibrado, tanto na quantidade quanto na diversificação, mas sem extravagâncias”, comenta a médica.


  BACALHAU: o bacalhau é uma ótima alternativa, pois é de fácil digestão e apresenta uma taxa elevada em proteínas de alto valor biológico de minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio e de vitaminas do complexo B. Além de ser uma proteína natural, se preparado após o processo de dessalga eficiente, possui apenas 283mg de sódio, menos da metade do tender. Uma opção saudável é utilizado para fazer moqueca com a inclusão de vegetais como tomates e pimentões e leite de coco para dar um toque cremoso, além de serem fontes de gorduras boas e não estimula a formação de células de gordura. (Crédito da imagem: Pexels)



  LENTILHA: substituto do feijão no dia a dia, a lentilha tem cerca de 8 gramas de fibras em uma porção de 100 gramas, que somado ao seu alto teor proteico, também proporciona uma sensação de saciedade durante e após a refeição, e desta forma, auxilia a evitar os excessos. Além disso, as fibras quando consumidas em quantidades ideais – no mínimo 30 gramas por dia para um indivíduo adulto– ajuda na saúde e controle do hábito intestinal saudável. (Crédito da imagem: Pixabay)

 

  LICHIA: cheia de antioxidantes -proantocianidinas, que ajudam na redução do mau colesterol (LDL), enquanto aumentam o bom colesterol (HDL). Ela ainda fornece proteção cardiovascular, além de não ser tão calórica: 100 gramas equivale a 66 calorias. A fruta é uma excelente opção para degustar após a refeição. (Crédito da imagem: Pexels)


 

  NOZES E AMÊNDOAS: ricas em boas gorduras como ômegas 3 e 6, apesar de as nozes e as amêndoas serem  alimentos calóricos, trazem vários               benefícios para a saúde. São fontes de arginina,  zinco - 2,1mg e 2,6mg em 100 gramas respectivamente - e ômega 3 - cerca de 8 gramas por porção de 100 gramas de cada castanha - e essa composição acaba sendo fantástica para a imunidade, já que o ômega é um antinflamatório natural e o zinco e a arginina são nutrientes precursores para a formação das células imunológicas. Elas são uma ótima alternativa para o acompanhamento de frutas ou para a composição das sobremesas da ceia. 


Imagens: Flickr/Blog Dietas




Julia Gouvea - médica clínica especializada em medicina preventiva, fisiologia hormonal, do esporte e do emagrecimento. Mestre em Biotecnologia pela UNP (Universidade Potiguar), é coautora do livro "Testosterona, Energia e Saúde". A médica orienta seus pacientes na busca de uma vida mais equilibrada, a partir da análise de diversos fatores, como sono, memória, nutrição, reposição hormonal e performance esportiva. Julia Gouvea também é a responsável por trazer ao Brasil a clínica americana Cenegenics, rede com sede nos Estados Unidos e líder no desenvolvimento de métodos customizados e inovadores para quem busca o envelhecimento saudável. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados