Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Uso indiscriminado de adoçante pode engordar tanto quando açúcar branco



Endocrinologista explica que o adoçante deve ser consumido apenas dentro de uma dieta prescrita e equilibrada


Você não segue nenhum tipo de dieta mas costuma usar adoçante em sua rotina alimentar afim de diminuir o uso de açúcar? Uma revisão apresentada na última edição da Obesity Week, principal congresso sobre obesidade do mundo, mostrou que essa não é a melhor opção para evitar o ganho de peso.

As pesquisas apontaram que quando o adoçante é consumido dentro de uma dieta regular, o efeito do emagrecimento pôde ser comprovado. Porém, o que as pesquisas também revelaram, e que pode mudar a rotina diária de muitas pessoas, é que o uso do adoçante sem dieta engorda ainda mais do que se fosse utilizado açúcar tradicional, e mais de 97% das vezes os adoçantes são usados para compensar as calorias extras, de acordo com os estudos mais recentes - e por isso os adoçantes nestes casos faz mais mal do que bem.

Isso acontece por que o adoçante é capaz de otimizar a captação das calorias ingeridas. "Ou seja, ele só funcionará se a pessoa usar o adoçante e não comer besteira ao mesmo tempo, principalmente de carboidratos, incluindo o açúcar. Caso contrário, a combinação de alimentos supercalóricos com adoçante pode resultar em aumento de peso até maior do que se consumisse açúcar, ou seja, um efeito totalmente contrário ao esperado", explica o endocrinologista Flavio Cadegiani.

O médico exemplifica ainda um hábito que pode ser considerado enganoso mas que é comum no dia dia de várias pessoas. "Comer aquele super fastfood e pedir um refrigerante zero só aumenta a ingesta calórica porque o refri diet vai fazer você absorver mais calorias daquelas que você ingeriu. É melhor tomar o refrigerante normal que pedir um zero, mas melhor ainda não tomar nenhum dos dois", pondera. Tais afirmações são válidas para praticamente todo tipo de adoçante, "o que se falta demonstrar é em relação ao Stevia, mas pelos resultados preliminares, ele também parece aumentar a absorção de calorias, embora ainda não tenha sido publicado", revela o endocrinologista.

Segundo Cadegiani, o ideal é que o adoçante, que pode ser a sucralose, aspartame, stevia, e outros, sejam incluídos na rotina alimentar apenas sobre prescrição nutricional ou médica, e não consumida indiscriminadamente como um alimento qualquer, como acontece hoje em dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados