Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Retrospectivas pessoais e check de motivação para carreira



Retrospectivas sempre são um bom modo de refletir e melhorar qualquer coisa que você tenha interesse. Então por que não fazer retrospectivas sobre sua carreira e você mesmo?

Não é papo de post-it
Evidentemente, a intenção não é seguir uma cerimônia de retrospectiva habitual. O objetivo aqui é checar se o que você planejou (ou mesmo aquilo que não planejou) está indo bem.

A partir do momento que você tem um planejamento, pode quebrá-lo em tarefas e práticas que vão direcioná-lo ao grande objetivo. Alguns exemplos:

1.   Matricular-se e finalizar aquele curso online – porque você quer uma promoção;

2.   Encontrar um esporte em que você possa ficar viciado – porque você tem dores nas costas;

3.   Aprender uma nova língua – porque você sonha em viajar para o Iêmem e só se fala árabe por lá;

4.   Esquecer seus medos e dar uma palestra para mais de 100 pessoas – porque você quer tentar a carreira acadêmica pelo menos uma vez;

A ideia de estrutura das frases é inserir primeiro a "tarefa" e depois a "motivação", ou mesmo, "o que vou fazer" – "o que espero atingir como resultado".

É importante manter em mente que, daqui para frente, algumas tarefas vão requerer muita disciplina para atingir qualquer coisa que você tenha planejado.

Como você fez acontecer?
Depois de algumas semanas (a cada duas é um bom ritmo) de trabalho na lista, é hora de uma retrospectiva. Você sempre pode olhar para trás, conferindo se o que você está alcançando é mesmo o resultado que você estava procurando. Lembre de manter disciplina para evitar criar barreiras que vão impedi-lo de fazer coisas que você considera "chatas".

Faça com que seu progresso esteja visível e atualize-o manualmente. Recente pesquisa divulgada pela Scientific American indica que você se compromete e presta muito mais atenção a coisas que você escreve à mão, do que a coisas que você digita. Então, coloque seu plano em um lugar para o qual você irá olhar diariamente. O estado da arte é que você se sinta pressionado pelo quadro.
 


Então, na retrospectiva, vamos atualizar o progresso até o momento:

1.   Você se inscreveu naquele curso? Ou você está priorizando outras coisas com este dinheiro e continua dizendo a si mesmo que não tem dinheiro suficiente?

2.   Você encontrou um esporte? Ou ainda está reclamando de dor nas costas, que nunca vai acabar porque você não faz esportes?

3.   Você pelo menos baixou o Duolingo e convidou aquele antigo amigo, que você não vê há algum tempo, mas fala árabe, para um bar? Ou continuou falando seu próprio idioma, evitando contato com pessoas que falam a nova língua porque tem vergonha?

4.   Você encontrou um livro com técnicas para falar para grandes públicos? Ou você pediu para um colega apresentar o trabalho em grupo na universidade?


Você quer o resultado ou a barreira?

Durante sua retrospectiva, tente as perguntas normais: O que deu certo durante o último ciclo?; O que deu errado durante o último ciclo?; O que mais poderia ter sido feito?

Depois de analisar as respostas, irá descobrir que algumas tarefas foram finalizadas e, para algumas delas, você deu um jeito de criar uma barreira.

Para cada um de seus objetivos, se a resposta para uma das perguntas (como os exemplos acima) foram a "barreira", duas coisas podem ter acontecido: ou você ainda não tem disciplina suficiente ou talvez você tenha criado tarefas muito difíceis de se alcançar (você saberá a resposta correta). O fato é que se não estiver devidamente motivado para obter os resultados daquelas tarefas, irá encontrar/construir uma barreira. Está 100% confortável com suas motivações atuais? São desafiadoras o suficiente e o encorajam?

Então, se estiver achando-as muito difíceis de completar, tente quebrar em passos menores. Se continuar a ser um desafio, pode substituir os objetivos e guardar os substituídos para algum momento no futuro em que tenha mais disciplina, ou esteja mais motivado para obter aqueles resultados. Lembre-se: no futuro, caso não tenha atingido os objetivos, a maior cobrança virá de você mesmo.






Guilherme Sesterheim -, líder de área de desenvolvimento de software na ilegra e mestre em computação aplicada, possui 9 anos de experiência na área de TI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados