Pesquisar no Blog

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Porque 65% das varizes voltam? Vascular explica!


As chances variam de 7 a 65% de acordo com a literatura médica, mas tem explicação e precaução


Algumas varizes tratadas podem voltar sim, mas se forem provenientes de fatores genéticos, ou seja, em pessoas que herdam essa tendência de algum familiar. “Quando isso acontece, significa que a pessoa possui alterações nas válvulas presentes dentro das veias. E mesmo quando uma veia varicosa é tratada, as outras consideradas ‘normais’ podem vir a se tornarem ‘defeituosas’ futuramente já que possuem a mesma carga genética”, explica Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular da capital paulista.
E não é só isso. O vascular conta que outras situações como alterações hormonais,  ficar muito tempo em pé parado ou sentado, ser sedentário e pós ou durante a gravidez são alguns dos fatores que também podem influenciar. “Por isso, quem sofre com o problema precisa manter o acompanhamento médico regular para identificar a volta das varizes e manter o tratamento para evitar as complicações – como as úlceras venosas, por exemplo”, alerta o médico.
Para retardar o reaparecimento das varizes, Dr Caio aconselha realizar medidas que melhorem o retorno venoso, como a prática de exercícios físicos, a manutenção do peso e ainda evitar uso de hormônios femininos. “São medidas que podem ajudar a evitar o problema”.




FONTE: Dr. Caio Focássio - Cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten – Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados