Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Existe comemoração sem bebida alcoólica?




Recaída aumenta no período das festas de final de ano

CISA alerta que época de comemorações exige atenção em dobro de pacientes que sofrem de dependência ou abuso de álcool


O período de festas de final de ano está bem próximo e um tema delicado precisa ser colocado em pauta para alertar familiares, amigos e principalmente pacientes que convivem com a dependência ou abuso de álcool. De acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), organização não governamental que se destaca como principal fonte sobre saúde e álcool do país, a época de confraternização exige atenção redobrada para a prevenção da recaída.

 “As chances de recaídas são maiores em datas festivas, por ser um período em que o consumo de álcool é socialmente mais aceito, sendo inclusive feito de forma mais frequente e com maior intensidade”, destaca o presidente executivo do CISA, Dr. Arthur Guerra.

Avaliada como parte do quadro clínico, a recaída acontece por diversas causas. 

Além da própria dependência, fatores como pressão social, conflitos interpessoais e estados emocionais negativos favorecem o episódio. 

“É importante frisar que a recaída não invalida o tratamento como um todo. 

Também não significa que a pessoa tenha fracassado ou que não possa recuperar-se. Mas a equipe médica deve ser avisada para que haja uma prevenção e o uso não volte ao padrão de antes”, recomenda o psiquiatra.

No Brasil, estima-se que 5,6% dos brasileiros preencham critérios para abuso ou dependência. Para essa parte da população, a recomendação do Dr. Arthur Guerra é redobrar os cuidados e não sentir vergonha em recusar a bebida alcoólica, mesmo que seja somente para brindar.

Confira algumas orientações para o período:

- Familiares e amigos: encorajem a pessoa que sofre de dependência ou abuso de álcool a manter a abstinência, não ofereça bebida alcoólica.

- Entenda que um golinho pode sim ser um problema para quem já teve ou tem dependência. Portanto, não insista!

- Para quem está organizando eventos de final de ano, ofereça também drinks sem álcool. Eles podem ser uma alternativa atraente para substituir as opções alcoólicas.

- Para aqueles que têm dificuldade em recusar, evite locais e eventos que servem bebida alcoólica.

- Tenha o contato da equipe médica que está acompanhando o caso em local de fácil acesso. Acione se for necessário; assim, a recaída poderá ser menos intensa e de menor gravidade.

Para quem não sofre de dependência alcoólica, mas exagera no consumo de álcool nessa época do ano, o CISA lembra que a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas traz riscos – da mais conhecida ressaca, que tem como sinais dores de cabeça, boca seca, náusea, tremores e falta de apetite; até um quadro de amnésia alcoólica (a incapacidade de se lembrar de trechos ou períodos inteiros) ou coma alcoólico, quando há uma intoxicação severa por álcool e as funções vitais começam a falhar.

Você pode celebrar e viver toda a experiência das datas comemorativas sem fazer uso de álcool. O importante é estar próximo das pessoas que te fazem bem.




               

Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados