Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Dicas Para Evitar Tensão Ocular e Pressão Alta nos Olhos



Grande parte de nós passa o dia na frente do computador no trabalho, e isso infelizmente traz consequências danosas à saúde. De todos os problemas que isso pode causar, os olhos são a área mais afetada, pois isso pode causar cansaço visual e outras enfermidades com o tempo, como pressão alta nos olhos. Por isso, o importante é que você inclua alguns pequenos exercícios na sua rotina de trabalho para evitar tensão ocular por excesso de uso do computador. Confira:


A. Relaxe os olhos

1. Use a regra 20-20-20


Esta é uma técnica muito fácil e eficaz de reduzir a tensão ocular ao trabalhar em um computador. A cada 20 minutos de uso, tire os olhos da tela e desvie o olhar por 20 segundos em um objeto que fica a pelo menos 20 pés de distância (cerca de 6 metros).


2. Pisque mais
http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=10574


Olhar direto para uma tela do computador geralmente nos faz piscar muito menos do que o normal. Para evitar esses efeitos negativos, simplesmente tenha mais consciência de quantas vezes você pisca enquanto trabalha.


3. Role os olhos


Este é um exercício muito simples que ajuda a lubrificar o globo ocular. Basta fechar os olhos e fazer movimentos circulares em sentido horário e anti-horário. Isso também ajuda a aliviar a tensão ocular.


4. Olhe ao redor da sala


Se você passou um período prolongado olhando para a tela do computador, pare e olhe lentamente ao redor da sala. Mova os olhos, observando coisas em distâncias variadas.


5. Faça movimentos diversos com os olhos


Se sentir que seus olhos estão cansados, pare e faça esses exercícios diversos. Feche os olhos, levante o pescoço e olhe para cima o máximo que puder. Depois, faça o movimento para baixo e para os lados. Repita a série de exercícios algumas vezes e descanse por alguns minutos antes de voltar para o computador.


6. Palmas das mãos


Esfregue as palmas das mãos para criar um calor natural e feche os olhos. Coloque as palmas sobre os olhos e deixe por alguns minutos. Repita o procedimento quantas vezes for necessário. Só tenha cuidado para não pressionar os olhos.


B. Mude o ambiente

1. Reposicione a tela



O ângulo da tela em relação aos seus olhos pode ter um impacto significativo na saúde dos seus olhos. A parte superior da tela deve estar alinhada com os olhos e a tela em si deve ser posicionada em um nível ligeiramente inferior ao dos olhos. Tente ângulos diferentes para ver o que funciona melhor.


2. Reposicione a cabeça


Sua cabeça deve estar entre 20 e 40 polegadas (50 cm e 1 metro) de distância da tela ao usar o computador. Embora possa parecer uma distância muito grande, isso será muito benéfico para os olhos, pois ficam mais relaxados. Caso possa, considere ter uma tela maior ou aumentar o zoom dos programas que você está usando.


3. Ajuste o brilho e o contraste


Muitas pessoas acham que, quanto mais clara a tela, melhor para os olhos, quando é justamente o contrário. Na verdade, o brilho e o contraste devem estar balanceados, sem excesso e nem muito escuro. Ajuste de acordo com suas necessidades.


4. Limpe a tela


Limpe sua tela com frequência, de preferência com uma solução. Isso irá remover partículas eletrostáticas, impedindo-as de empurrar poeira em direção aos olhos (o que provoca irritação e tensão). A limpeza da tela também ajuda a reduzir o brilho.


5. Ajuste a luz


A iluminação na sala em que você trabalha deve ser mais brilhante que a luz que está sendo emitida na tela. O espaço de trabalho ideal consiste em iluminação artificial suave, luz natural limitada, sem iluminação fluorescente e superfícies sem reflexo.


6. Reduza o brilho


Caso não possa controlar a iluminação no seu ambiente de trabalho, considere investir em uma tela antirreflexo ou óculos antirreflexo para usar enquanto estiver trabalhando. As telas antirreflexo são mais fáceis de serem encontradas para computadores de mesa, o que é bastante difícil em laptops.


7. Invista em uma tela melhor


Se você estiver usando a mesma tela há anos, talvez seja hora de atualizar para uma nova. Os modelos novos e mais modernos têm resoluções muito maiores do que as antigas e, portanto, cintilam muito menos. A cintilação pode causar tensão ocular, por isso considere essa hipótese.


8. Reposicione os materiais de trabalho


Mudar repetidamente o movimento dos olhos (com exceção de exercícios) ao usar o computador pode aumentar a tensão ocular. Por isso, invista em materiais de escritório que possam facilitar a sua vida, como suporte de livros e papéis para que você os veja e os alcance facilmente. 


C. Lidando com tensão forte

1. Faça pausas


Se a tensão ocular está causando um desconforto grave, se afaste do computador imediatamente e vá para um local com luz natural. Você também pode tentar escurecer as luzes internas e se dar uma pausa de qualquer fonte de luz muito forte e brilhante.


2. Use óculos


Em muitos casos, é preciso usar óculos se você passa longas horas na frente do computador. Caso já os utilize e mesmo assim esteja com tensão ocular, então talvez seja a hora de substitui-los.


3. Consulte um oftalmologista


Caso os sintomas persistam, então é preciso consultar um oftalmologista, que pode fazer alguns exames para certificar que os seus olhos estão saudáveis, ou alertá-lo para fatores específicos relacionados à tensão ocular ou outros eventuais problemas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados