Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Diabéticos precisam ter atenção redobrada com a pele





 Hidratação está entre os cuidados necessários com a pele (Marcelo Matusiak)



Os cuidados que os pacientes de diabetes precisam tomar vão além do controle da sua glicemia. A doença exige também atenção à sua pele que, devido à interferência na microcirculação e inervação, induz dificuldades de cicatrização e hidratação, além de aumentar o risco de traumatismos, facilitando o surgimento de doenças, conforme destaca a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Clarissa Prati.

- Estes pacientes têm risco maior de desenvolver infecções bacterianas e fúngicas. Por isso, a primeira medida é o tratamento da própria diabetes, estar com a glicemia estável – esclarece Clarissa.

A hidratação da pele toda e principalmente de pernas e pés, e higienização e secagem adequadas contribuem para evitar o desenvolvimento de complicações. A presidente da SBD-RS explica que secar bem entre os dedos dos pés é muito indicado, pois os portadores de diabetes podem evoluir com infecções fúngicas nesta área, frequentes portas de entrada para uma complicação mais grave, cuja recuperação vai ser mais lenta.

Além disso, a doença também interfere na saúde dos pequenos nervos da pele, contribuindo para uma sensibilidade menor, desta forma, os pacientes podem traumatizar as extremidades com maior facilidade. A dica da dermatologista é olhar sempre dentro dos calçados a procura de objetos que possam machucar, além de utilizar meias sem muitas costuras.



Francine Malessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados