Pesquisar no Blog

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Diabetes: conhecer a doença é primeiro passo do tratamento



Shopping center, tarde de domingo, passeio com a família. Você decide sair com seus filhos, as crianças vão ao cinema e depois vem aquela fome em todos. As crianças gostam do fast food, do chocolate e dos sorvetes, enquanto você como pai/mãe se vê rendido a esse prazer pela comodidade e rapidez do acesso a esses alimentos. Pois bem, todos vão em frente e cada um come um hambúrguer bem completo (1400 Kcal), um refrigerante (200 Kcal) e batata frita (400 Kcal). Sim, cada membro da família ingeriu o equivalente a duas mil calorias em uma única refeição, quase o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja consumido no total de refeições de um dia para adultos.

Parece que não, mas as famílias brasileiras vêm tendo hábitos muito ruins para a saúde. Lanches de fast food em que numa única refeição se ingere substrato para duas mil calorias de energia são apenas um exemplo. Além disso, sabemos que boa parte, senão a maioria desses nutrientes, é carboidrato, como a glicose e seus derivados.

O hormônio que faz a entrada de glicose nas células e a regulação da mesma no sangue é a insulina, que é secretada pelo pâncreas. A secreção de insulina no sangue é regulada principalmente pelo nível de glicose, que está diretamente relacionada aos açúcares que ingerimos. O organismo humano não suporta a carga de açúcares que comemos/bebemos em excesso, os transformando em gordura e gerando resistência nos receptores de insulina que, por sua vez, desregulam o nível de glicose no sangue e gera o Diabetes Melitus tipo 2, que é o tipo de Diabetes mais comum no mundo.

A data 14 de novembro marca o Dia Mundial do Diabetes, doença que atinge 422 milhões de pessoas no mundo de acordo com a OMS. Assustadoramente, dados de 2016 mostram que metade dos diabéticos do Brasil não sabe que têm a doença. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear o canadense Frederick Banting, descobridor - juntamente com Charles Best - da aplicação de insulina, em 1921. A ideia é conscientizar a população mundial sobre o problema, orientando para a necessidade de realização de exames básicos que podem detectar a doença, para que o tratamento possa ser iniciado.

Existem dois tipos de diabetes. No tipo 1, a doença é causada por fatores genéticos e ambientais e ocorre em função da destruição de células do pâncreas responsáveis por produzir insulina. Infelizmente não foi descoberta ainda uma forma de preveni-la. Como a insulina é o hormônio responsável pelo metabolismo do açúcar e uma substância essencial à manutenção da vida, o paciente tem que tomar doses injetáveis de insulina, uma ou várias vezes por dia. Já o diabetes tipo 2 é provocado por hábitos de vida, como sedentarismo, consumo exagerado de açúcar e má alimentação. É mais comum em pessoas acima de 40 anos e pode ser prevenido. Uma das principais consequências do diabetes, caso não haja acompanhamento e tratamento, é a doença renal, que pode ser irreversível. Por isso, pessoas com diabetes devem realizar exames periódicos para o controle da doença.

Um dos testes essenciais ao diagnóstico e controle do diabetes é o exame de hemoglobina glicada.  A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos do sangue, com função de transportar o oxigênio que respiramos para as células do corpo. Sendo assim, a hemoglobina glicada ou glicosilada (HbA1c) é parte da hemoglobina que se liga à glicose (açúcar). Durante o período de vida da hemácia, que dura de 90 a 120 dias, a hemoglobina vai se ligando à glicose, em função da concentração deste açúcar no sangue. Se as taxas de glicose estiverem altas durante todo esse período, haverá um aumento nos níveis de hemoglobina glicada. Esse exame reflete a concentração média de glicose a partir de um tempo mais prolongado. Além disso, é prático, rápido e qualquer pessoa sem ou com diagnóstico pode fazer. Para as pessoas com diabetes em níveis controlados é recomendado a cada seis meses.

Além do teste de hemoglobina glicada, existem outros exames importantes no diagnóstico e acompanhamento da doença: glicose, microalbuminúria, creatinina e taxa de filtração glomerular, que também devem ser feitos pelo menos uma vez ao ano. Alguns desses exames podem ser feitos com frequência maior, de acordo com cada paciente e com a orientação médica.

Importante lembrar que o diabetes é uma doença grave em que os níveis altos de glicose no sangue lesam vasos, coração, rins, olhos e sistema nervoso central. Mais importante ainda é que a doença tem fatores de risco modificáveis, ou seja, você pode prevenir esse mal! O primeiro passo da prevenção é saber como estão suas taxas do metabolismo de açúcar e para isso pode contar conosco do Labi Exames! E você, já dosou sua glicemia hoje?






Octavio Fernandes - patologista clínico e vice-presidente de operações do Labi Exames




Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou {whatssapp ... + 2347081986098

    ResponderExcluir

Posts mais acessados