Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Dia Nacional de Combate à Dengue: Verão e época de chuvas aumentam os riscos do vírus



Infectologista esclarece as dúvidas sobre a doença


A dengue é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o qual se desenvolve em áreas tropicais (quentes e úmidas). Por isso, é comum que as epidemias de dengue ocorram no verão, ou após períodos chuvosos. “Caixas d'água, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas, e qualquer lugar onde possa se acumular água pode ajudar a proliferação do mosquito transmissor”, explica a infectologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dra. Andreia Maruzo Perejão.

Existem dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. “A dengue clássica é uma doença que, em mais de 95% dos casos, causa desconforto com, geralmente, sintomas menos graves e raramente leva à morte. Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam de três a catorze dias com febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, enjoo e vômitos”, esclarece a médica.

A forma mais grave da dengue é a hemorrágica, porém também é mais rara. “Nestes casos, ocorrem sangramentos em algumas partes do corpo. É um quadro clinico mais grave esta situação, podendo evoluir para um colapso circulatório, choque, a até levando a pessoa à morte”, alerta a Infectologista.

O tratamento é sintomático, sendo a ingestão de líquidos importante na recuperação. “O paciente deve se manter em repouso, beber muito líquido, e só utilizar medicamentos prescritos por médicos para aliviar as dores e a febre. É comum que ocorra durante alguns dias uma sensação de cansaço, que geralmente desaparece completamente com o tempo”, orienta Dra. Andreia.

O combate à doença é principalmente a prevenção, evitando que os locais se tornem criadouros de larvas. “É necessário evitar que objetos no jardim ou expostos ao ar livre se tornem recipientes de água. Importante que os objetos sejam cuidadosamente limpos e tampados. Não adianta apenas trocar a água, pois os ovos do mosquito ficam fixados nas paredes dos recipientes”, adverte.
Seguem algumas dicas da Dra. Andreia Maruzo Perejão para evitar que o mosquito se prolifere: 

  • Colocar terra nos pratinhos coletores das plantas para evitar o acumula da água;
  • Não deixar acumular água nas calhas do telhado;
  • Colocar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa;
  • Tampar cuidadosamente caixas d'água, filtros, barris e tambores;
  • Não deixar expostos à chuva pneus velhos ou objetos que possam acumular água (latas, garrafas, cacos de vidro etc.);
  • Em locais de maior ocorrência da dengue, usar sempre que possível calças, camisas de manga comprida e repelente contra insetos;
  • Pessoas que estiveram em área de risco e apresentarem febre devem procurar o Serviço de Saúde mais próximo rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados