Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NA BLACK FRIDAY



A Black Friday chegou ao Brasil em 2010 abrangendo inicialmente apenas o e-commerce. A data recebeu o apelido nada amigável de "black fraude", pois muitas lojas aproveitavam o evento para aumentar os preços na véspera e, no dia, aplicavam descontos "falsos". Muitos consumidores passaram a ridicularizar a Black Friday pelo fato de os produtos serem vendidos "na metade do dobro do preço".

De uns tempos para cá, a data tem recuperado sua imagem e as lojas passaram a oferecer promoções mais vantajosas e confiáveis para os consumidores. A Black Friday se tornou Black Week e até Black November em algumas empresas, que aproveitam a semana e o mês para amenizar a intensidade operacional e também para terem mais tempo para nutrir e interagir mais profundamente com o cliente.

Apesar disso, as empresas ainda enfrentam um grande desafio. Segundo o "E-Commerce Radar Black Friday 2016 - Resultados do mercado de e-commerce do Brasil", elaborado pela Neomove, a taxa de visitantes retornantes nos sites de e-commerce na Black Friday (32,3%) é quase duas vezes menor do que nos demais dias do ano (62,5%). Para as empresas, é necessário investir na assertividade e na qualidade das estratégias de vendas para diminuir o custo de aquisição de clientes e converter os novos consumidores em amantes da sua marca.

Para estimular a valorização da cultura do pós-venda e do lifetime value, a sua empresa não deve ignorar a jornada do cliente. Ter ela bem definida já é meio caminho andado para reter seus clientes no período de Black Friday. Ou seja, é necessário saber exatamente qual será o caminho percorrido pelo consumidor, desde o momento em que desperta nele a necessidade de adquirir o seu produto ou serviço até o pós-venda, para identificar os canais de comunicação e os pontos de contato para monitoramento da experiência.

Além disso, estamos na era da multicanalidade, isto é, o consumidor espera ser bem atendido no chat da empresa, nas redes sociais, no e-mail e no telefone. O omnichannel já faz parte da maioria das empresas de e-commerce e de lojas físicas. Por isso, quando for traçar sua estratégia de gestão da experiência do seu cliente, foque na qualidade do atendimento e não apenas no canal. A jornada no omnichannel é normalmente mais longa do que a jornada em apenas um dispositivo. Então, assuma o compromisso de, caso sua empresa tenha vários canais, garantir que sua equipe esteja treinada e preparada para solucionar os problemas dos clientes em todos eles.

Como muitos dos consumidores da Black Friday estão à procura de promoções de produtos específicos, uma alternativa é oferecer outros produtos junto com a venda do primeiro, como uma espécie de complemento para aquela compra, conhecido como crosselling. Isso pode ser feito, inclusive, após o disparo de uma pesquisa de satisfação.

Todas essas dicas devem ser sustentadas pelo fator mais importante no processo de gestão da experiência do seu cliente: a mensuração e monitoramento constante da satisfação e lealdade de quem compra. Novamente, é um desafio nutrir o consumidor da Black Friday, mas nunca subestime as pessoas. Conheça-as, segmente sua base e garanta uma boa quantidade de feedbacks, para que você saiba para onde ir e que estratégias usar para manter esse cliente ao seu lado em muitas outras "Black Friday's".





Aline Azevedo - Content Manager da Tracksale, empresa que oferece uma solução tecnológica para melhorar a experiência de compra do consumidor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados