Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Novembro azul: campanha alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata



 Hospital Instituto de Neurologia de Curitiba orienta sobre cuidados com a saúde dos homens


Assim como as mulheres, os homens também têm um mês especial destinado à saúde deles. A campanha Novembro Azul, que tem um bigode como símbolo, teve início em 2009 quando um grupo de homens na Austrália deixou o bigode crescer com o objetivo de arrecadar fundos para instituições de caridade. Logo, a ação se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia, responsáveis por difundir no país o mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

Durante este mês são realizadas em todo o mundo campanhas de orientação sobre os cuidados com a saúde dos homens. No Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba, as ações acontecerão nos dias 04 e 11 de novembro, coordenadas pela equipe de Urologia do Hospital.

No dia 04 de novembro, das 17h às 18h, acontece um bate-papo gratuito entre o especialista sobre a doença, o Urologista Dr. Ruimário Machado Coelho, e a comunidade. A ação faz parte do INC Health Talks, encontros mensais com médicos de diversas especialidades promovido no INC Pátio Batel. O evento tem como objetivo levar informações sobre a doença e tirar dúvidas do público. Já no dia 11 acontece a Blitz da Saúde no Restaurante Madalosso em Santa Felicidade. A equipe de Urologia, médicos e enfermeiros do Hospital INC, estará à disposição das 11h30 às 15h, aferindo a pressão e conscientizando as pessoas sobre o câncer de próstata.

De acordo o Dr. Ruimário, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, não tem sintomas aparentes, por isso realizar exames frequentes é a melhor forma de prevenção. “O sucesso do tratamento da doença vai depender do estágio em que ela for diagnosticada. Se o câncer for descoberto em fase inicial, as chances de cura chegam a 90%”, explica o Urologista.

Segundo o especialista, as estatísticas indicam que:

  • O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata entre os homens;
  • Um em cada seis homens é algo da doença;
  • Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos;
  • Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos;
  • É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

O exame da próstata é feito por meio da dosagem de PSA (proteína produzida pela próstata que esta aumentada em caso de câncer) e do toque retal. Em casos suspeitos são solicitados outros exames, como ressonância magnética e biopsia.  O exame periódico é indicado para todos os homens a partir dos 50 anos de idade, mas para os que apresentam fatores de risco, como histórico da doença na família e homens negros – estudos comprovam que os negros têm 10% mais chances de desenvolver a doença –, a indicação é que a prevenção aconteça a partir dos 45 anos.
Manter uma alimentação saudável, realizar atividade física, evitar o excesso de peso, álcool e cigarro, além de consultar o urologista regularmente, são as  principais formas de prevenir as complicações pelo câncer de próstata.




Serviço:

Ações de conscientização ao Câncer de Próstata - Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba.
Data: 04/11/2017
Horário: Das 17h às 18h
Local: Filial Inc Pátio Batel – Shopping Pátio Batel: Av. do Batel, 1868 - Batel, Curitiba – PR




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados