Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Como a Geração Z pode inspirar na mudança da sua vida!




Existem pessoas chegando aos 40 anos que, ao observarem o modo de vida dos mais jovens e como essa nova geração encara trabalho, acabam se deparando com um dilema: o que eu fiz até hoje com a minha carreira?  Este conflito interno acontece pois os jovens trabalham por um ideal e não por status ou bens materiais enquanto que gerações mais antigas aprenderam conceitos diferentes - estabilidade em um mesmo emprego, ainda que não goste dele, por exemplo.

Senhoras e senhores, a Geração Z (pessoas nascidas entre  1988 e 2010) trouxe um novo conceito que pode abalar muitas pessoas com anos de trabalho como explica a Master Coach, Bianca Caselato:

“Sempre achei interessante esta reflexão interna por parte de quem já está há anos no mercado e se sente infeliz. A visão de busca pela felicidade dos mais jovens realmente desperta o pensamento que pode dar aquele clique. A história do ‘eu não estou trabalhando por propósito, estou trabalhando porque a onda está me levando’ é inevitável e, é aí, que surgem os conflitos. Tem gente de 20 anos trabalhando por amor, por paixão e por realização e eu estou trabalhando no automático.” explica Caselato.


O que a Geração Z ensina aos mais velhos:
 
- São antenados! Conseguem resolver diversas questões com seus smartphones 

-  Preferem resolver tudo rápido e estão constantemente buscando inovações às empresas em que trabalham 

- Mais do que metas, eles estão querendo melhores desafios na carreira. Os ‘Jobs’ precisam fazer sentido 

- Preferem um ambiente de trabalho dinâmico. A Geração Z não gosta  muito de locais com padrões extremamente rígidos 

- A busca pelo crescimento profissional é mais rápida, portanto fazer carreira em um mesmo local ou mesma função não está nos planos desta geração

- Liberdade é a chave! Por preferirem trabalhar com projetos, estes jovens querem falar de  igual para igual entre todos dentro de uma mesma equipe 

- Home Office é uma alternativa ou então jornadas flexíveis. Qualidade de vida acima de tudo.


Os jovens ensinam, mas também precisam ser ensinados
 
Mesmo com tanto a ensinar para as outras gerações, a especialista explica que estamos presenciando jovens com baixa resiliência com relação às  frustrações, pressões e estresses do cotidiano - e aí mora o desafio das empresas:

“Os jovens são muito antenados a tecnologia e proibir Whatsapp, por exemplo, já não funciona mais. O desafio agora é  como usar os meios tecnológicos a favor do propósito da empresa para que aquele jovem não perca o foco do negócio e passe o dia inteiro em redes sociais. A solução é treinamento.

A personalidade desta mão de obra precisa ser respeitada, mas ao mesmo tempo estamos presenciando uma geração que inspira, estamos vendo pessoas que acham que já sabem de tudo. Para Bianca isso é um problema porque estes jovens não se importam muito com hierarquia:

"É a história do 'pode me mandar embora'. Esse é o discurso e aí está um grande desafio para as empresas. Eu acredito que de fato existem jovens com muito potencial, mas há a necessidade da experiência. Existe uma sede alucinante de crescer e de querer fazer as coisas por parte deles, mas achar que podem e que sabem tudo pode causar tropeço justamente na falta de jogo de cintura, falta de inteligência emocional e impulsividade. As empresas precisam saber lidar com tudo isso". completa Bianca.





Bianca Caselato - Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA - European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching. 
Após uma bem sucedida carreira dentro de instituições bancárias, Bianca Caselato começou a atuar há dois anos em seu escritório Bianca Caselato Coaching com palestras motivacionais, coaching individual e empresarial com acompanhamento e diagnóstico de empresas de todos os portes.


Bianca Caselato Master Coach Trainer
Rua Padre Anchieta, 2540 - Sala 1115, Champagnat - Curitiba, Paraná






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados