Pesquisar no Blog

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Você sabia que existe ao menos 150 tipos de dores de cabeça?



Segundo a pesquisa realizada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) 81% dos entrevistados se automedicam para tratar o problema


Existe uma classificação internacional de cefaleias que distingue ao menos 150 tipos. Esses tipos são divididos basicamente em cefaleia primária, sem causa aparente, e secundária, na qual a causa é identificável. As cefaleias primárias são as mais frequentes, do tipo enxaqueca ou tensional.

De acordo com o neurologista do Hospital Moriah, Dr. Antônio Barata, as características são bem diferentes se comparadas, a enxaqueca é muito forte, lateralizada, ocular, náuseas, entre outros. Já a tensional é fraca, mas contínua, chata, podendo durar semanas, no alto da cabeça ou frontal bilateral.

As enxaquecas acometem as mulheres na proporção de pelo menos 3:1, a cefaleia tensions é proporcional. As crianças não estão imunes. Segundo a ABN, 18% da população brasileira sofre com a enxaqueca. E de acordo com dados do Ministério da Saúde, ela atinge cerca de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens - principalmente entre 25 a 45 anos.

Em média, uma enxaqueca pode acometer a pessoa de 1 a 4 vezes por semana, mas a cefaleia tipo tensão pode ocorrer até diariamente e durar semanas. "90% das pessoas que têm cefaleia terão resultados positivos com tratamento medicamentoso, a ser escolhido com a ajuda de um médico. O restante poderá ser submetido a tratamentos invasivos como bloqueios, toxina botulínica, radiofrequência ou eletrodos implantáveis sobre alguns nervos no crânio", complementa o profissional.

De acordo com o estudo da ABN, foram respondidos 2.318 questionários online, de forma espontânea.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados