Pesquisar no Blog

sábado, 30 de setembro de 2017

VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE É POSSÍVEL?



De acordo com nutricionista e consultora da Superbom, uma dieta vegetariana equilibrada fornece todos os nutrientes necessários à saúde de qualquer indivíduo

A chegada da terceira idade é um período que vem acompanhado de diversas mudanças no organismo. Por conta disso, muitos questionam se as pessoas da melhor idade podem aderir ou até seguir com uma dieta isenta de carne de origem animal. Segundo Cyntia Maureen, consultora e nutricionista da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, não há motivos para tal preocupação. “A dieta vegetariana correta fornece todos os nutrientes necessários à saúde de qualquer indivíduo, independente de idade ou de estado físico”, afirma.

De acordo com a especialista, a ingestão calórica dos vegetarianos costuma ser menor, mas a maioria das vitaminas e minerais é ingerida em quantidade igual ou maior do que pelos onívoros. “Escolher corretamente os alimentos vegetais é o que faz diferença”, complementa.

A consultora da Superbom destaca que uma dieta vegetal equilibrada e rica em cereais integrais, leguminosas, frutas frescas e sementes supre com propriedade as deficiências nutricionais enfrentadas por quem está nesta fase da vida. “Porém, a simples troca da carne animal não garante uma boa alimentação. Ao fazer a substituição, é preciso priorizar alimentos minimamente processados e abundantes em nutrientes”. Ela recomenda uma atenção especial para fontes vegetais de cálcio, ferro e proteínas, como lentilha, feijão (todos os tipos), vegetais verdes escuros, grão de bico, ervilha, castanhas, gergelim, entre outras.

“Além disso, consultar um nutricionista para sanar dúvidas, realizar exames regularmente e receber orientações de como podem ser feitas as substituições alimentares é fundamental”, ressalta a profissional.

Vegetarianismo estrito

Já para um idoso que seja (ou deseje se tornar) vegetariano estrito, em que não há o consumo de nenhum alimento que tenha qualquer tipo de procedência animal, como, por exemplo, ovos e laticínios, a orientação da especialista é a mesma, mas com o adicional da necessidade de suplementação de vitamina B12. “Pelo fato de não existirem fontes veganas naturais de vitamina B12, é preciso procurar uma orientação médica para que seja ministrada uma correta suplementação. Esse acompanhamento é fundamental para evitar eventuais deficiências nutricionais”.

Atividades físicas

Por fim, além de uma alimentação equilibrada, o exercício físico também é importante para manter e melhorar a força,  flexibilidade, equilíbrio,  vigor, e a memória. “Especialmente na terceira idade, a prática de atividades auxilia na prevenção contra doenças coronárias, osteoporose e outras situações crónicas. A recomendação é praticar alternadamente exercício aeróbico e atividades simples que exercitem os músculos”, conclui Cyntia, consultora da Superbom.




Superbom






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados