Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Tráfico internacional de animais silvestres movimenta quantias alarmantes e chama atenção para a fiscalização e conscientização



 O advogado Paulo Bernardo Filho discorre a respeito de leis sobre esta prática ilegal que desafia autoridades e alimenta um lucrativo mercado criminoso


O tráfico ilegal de animais silvestres é um problema que perdura há anos. Esta prática gera grandes desequilíbrios no ecossistema e deve ser levada em pauta sempre que possível, não só no âmbito juridico por conta da gravidade das penalidades, como deve gerar um debate à público.

 Sobre esta questão o advogado Paulo Bernardo Filho comenta: “é necessario levar a informação a respeito das punições e perdas ambientais para que a população se sensibilize cada vez mais a respeito do tema, e atente à infrações. Centenas de animais, muitos em risco de extinção, são capturados diariamente e muitos acabam morrendo antes até de chegar ao destino final”.

Segundo dados recentes levantados pelo PEA (Projeto Esperança animal), o tráfico de animais silvestres no Brasil representa a terceira maior atividade ilícita do mundo, em termos de recursos mobilizados, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas. De acordo com o orgão, é um tanto difícil calcular o quanto o tráfico de animais silvestres movimenta por ano no mundo, por ser uma atividade ilícita, mas estima-se que alcance U$ 10 bilhões/ano. O Brasil representa em torno de 10 a 15% do comércio mundial, ou seja, o equivalente a U$ 1 a 1,5 bilhões/ano.  

Paulo Bernardo Filho ainda contextualiza as penalidades referentes à estes crimes: “O art. 1º da Lei nº 5.197/67 proíbe a utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha do animal silvestre bem como de seus ninhos, abrigos e criadouros naturais. O caput do art. 29 da Lei nº 9.605/98 determina a pena de detenção de seis meses a um ano e multa para o crime de “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.

O tráfico de animais silvestres é uma apropriação indevida de um patrimônio que pertence ao Poder Público e à sociedade, e é de grande importância chamar a atenção da população à respeito deste tema e fomentar a atitude de atentar aos altissimos valores que este mercado movimenta de forma ilegal, além disso, os impactos gerados por conta desta prática prejudica à todos, pois desencadeia uma série de disfunções ecológicas, que afetam todas as cadeias e espécies que habitam o planeta e claro, também os seres humanos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados