Pesquisar no Blog

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

PARA COMEMORAR O DIA NACIONAL DO TRÂNSITO A DIRIGINDO BEM OFERECE DICAS PARA AJUDAR A PREVENIR A CONDUÇÃO AGRESSIVA



 As pessoas que experimentam sentimentos agressivos ou emocionais antes de entrar no carro são mais propensas a continuar esse comportamento ao volante, por isso se acalme antes de enfrentar o trânsito


A condução agressiva cada vez mais se torna uma grande causa de preocupação para os motoristas. Por isso, a Dirigindo Bem aproveita o Dia Nacional do Trânsito, comemorado em 25 de setembro, para alertar sobre riscos de conduzir desta maneira e dicas para evitar comportamentos agressivos.

Qualquer comportamento de condução realizado deliberadamente e com má intenção ou desrespeito pela segurança, o qual aumente o risco de colisão motivado por impaciência, aborrecimento, hostilidade ou tentativa para economizar tempo pode constituir uma condução agressiva. Os comportamentos de condução agressivos incluem: acelerar no tráfego pesado; mudar de pistas sem sinalização; bloquear carros para tentar passar; usar faróis ou freios para "punir" outros motoristas; buzinar sem motivo; não respeitar os regulamentos de trânsito; fazer gestos obscenos, entre outros.

 

Quais são as causas da condução agressiva?

Existem muitas abordagens teóricas diferentes para o comportamento agressivo e nenhuma delas é considerada uma explicação completa ou exata. Algumas teorias biológicas consideram o comportamento agressivo como inato, embora as respostas específicas possam ser modificadas pela experiência. Já na psicanálise, a hipótese “frustração-agressão” enfoca o papel de fatores externos, onde a agressão é causada pelo bloqueio ou frustração dos esforços de uma pessoa para alcançar algo. As abordagens de aprendizagem social, por outro lado, argumentam que a agressão é uma resposta aprendida através da observação ou imitação. Todas essas abordagens diferem em sua ênfase, todavia geralmente o comportamento agressivo é o resultado combinado desses fatores.

Muitos fatores psicológicos estão em jogo na condução agressiva e podem ser difíceis de controlar. Os seres humanos são naturalmente propensos à territorialidade e têm a tendência de ver seu veículo como uma extensão de seu domínio pessoal. Eles se sentem ameaçados por outros veículos e respondem agressivamente ou por um instinto de autoproteção. A condução também pode levar alguns a sentir uma sensação de poder ao volante que eles não têm em seus empregos ou famílias.

“O instinto competitivo natural do homem também pode ser um fator na condução agressiva. Alguns motoristas ao serem ultrapassados ​​por outro veículo veem esta situação como um desafio. Isso, por sua vez, pode levar a exibições e corridas envolvendo velocidades bem superiores ao limite do permitido e manobras arriscadas. Outro exemplo de competição nas ruas são os motoristas que correm para sair mais rápido nos semáforos”, relata a Psicóloga da Dirigindo Bem Débora Faria.


O que pode ser feito para parar a condução agressiva?

Existem vários meios diferentes que podem ser empregados para prevenir ou desencorajar a condução agressiva. A execução de boas práticas e a educação são as mais comuns e os resultados indicam que os esforços de execução devem ser acompanhados por campanhas de informação pública para alcançar o maior efeito. 

Claramente, educação e treinamento de motoristas são importantes. Já nas escolas e em casa, é importante conversar sobre isso, de modo que o comportamento apropriado seja promovido desde uma idade precoce. 


O que posso fazer como motorista?

Cada um pode ajudar reconhecendo o próprio comportamento de condução agressiva e assim corrigi-lo. Você verá outros motoristas fazendo coisas que são ilegais e até incompreensíveis, mas não responda de forma igual ou pior. A maioria dos motoristas não está pensando no impacto gerado ao outro. Eles estão apenas apressados, distraídos ou chateados. Por isso, siga as regras da estrada:

- Mantenha a distância adequada do veículo à frente;

- Use sinais de mudança de direção;

- Use as luzes de forma responsável;

- Seja cuidadoso também nos estacionamentos. Tenha cuidado para não bater nos carros ao seu lado com sua porta;

- Permanecer calmo e cortês diminui o risco de um encontro desagradável seja com outro motorista ou mesmo com a aplicação da lei;

- Tente evitar dirigir quando se sentir estressado. Relaxe ao volante e planeje com antecedência a viagem;

- Não ofenda. Não faça com que outro motorista altere sua velocidade ou direção por sua causa, assim ele não usará os seus freios ou girará o volante em resposta a algo que você fez;

- Seja tolerante e desculpe. O outro motorista pode estar apenas tendo um dia realmente ruim. Suponha que não seja pessoal; 

- Use um "desculpe-me", por exemplo, para tentar desarmar a situação.


Se acontecer um confronto: 

- Evite o contato visual com motoristas irritados;

- Não responda a agressão com agressão;

- Se você sente que está em risco, dirija-se a um lugar público, como uma estação de polícia, um hospital ou uma estação de bombeiros;

- Use as luzes para atrair a atenção, contudo permaneça no seu veículo trancado;

- Se você se sentir ameaçado, ligue para a polícia no 190.

“Existe muita conversa sobre dirigir sob a influência de algo, e muitas vezes as pessoas estão se referindo a drogas ou álcool, porém muitos estão dirigindo sob a influência da raiva ou mesmo do comportamento agressivo diariamente. A condução agressiva desempenha um papel alto nas mortes do trânsito. Algumas pessoas boas têm dias ruins e acabam em situações que, normalmente, não fariam algo ruim, simplesmente devido a emoções poderosas como a raiva, a frustração e o estresse. Nossos gestores de aulas práticas e psicólogas treinam os alunos para evitar este tipo de comportamento”, comenta Sérgio Santos, Diretor da rede Dirigindo Bem.




Dirigindo Bem
Telefone 0800 002 0221 - www.dirigindobem.net   




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados