Pesquisa Boa Vista SCPC identifica a
percepção do brasileiro sobre o tema, as barreiras em relação ao entendimento e
como imaginam usufruir do cadastro de bons pagadores
Em pesquisa inédita com consumidores
de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados,
o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito
e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados
com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva
e justa o bom e o mau pagador, e comprova a capacidade de crédito. Já 14%
consideram o Cadastro Positivo como um auxílio na organização das contas,
regularização dos débitos e a ter o nome limpo, enquanto outros 14% dizem não
saber do que se trata ou mesmo que não ajuda financeiramente.
Para consumidores negativados (20%) e
não negativados (18%), o Cadastro Positivo oferece a garantia de que são bons
pagadores em qualquer situação, quando questionados sobre o modo como podem vir
a usufruir deste banco de dados. Por outro lado, 15% dos não negativados,
também entrevistados pela Boa Vista, afirmam que de fato ajuda no planejamento
financeiro, enquanto para outros 15% dos que estão com o nome sujo, contribui
na organização da vida financeira, já que concentra informações de contas
devidamente pagas. A imagem abaixo contém o detalhamento:
Quando estimulados sobre os
benefícios do Cadastro Positivo, a diferença é clara entre os dois perfis
avaliados. Para 39% dos consumidores negativados, o benefício mais relevante do
Cadastro Positivo é o de demonstrar que a dívida foi um imprevisto, quando
comparada aos demais compromissos que já honraram. Já para os não negativados,
27% deles, o Cadastro Positivo é uma oportunidade de manter o crédito ativo no
mercado.
A pesquisa também fez um teste de
conceito sobre o termo Cadastro Positivo. De modo geral, 76% dos consumidores
declararam já ter ouvido falar a respeito. Entre os consumidores não
negativados, 77% dizem já ter ouvido falar sobre o assunto, contra 74% dos
negativados.
Perfil dos
respondentes
62% dos entrevistados na pesquisa da
Boa Vista SCPC possuem entre 31 a 50 anos. A maioria é casada e economicamente
ativa.
Metodologia
Pesquisa online realizada com 621
consumidores, dentre as pessoas que buscaram informações e orientações no site
Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br),
entre os meses de maio de junho. O seu objetivo foi medir o entendimento do
consumidor sobre o conceito do Cadastro Positivo e como espera se beneficiar
deste serviço. Para leitura dos resultados, deve-se considerar 4% de margem de
erro e 95% de grau de confiança.
Boa Vista SCPC
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