Pesquisar no Blog

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Pâncreas: cinco sintomas que podem revelar um câncer



Especialista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas pontua alguns dos sintomas que podem aparecer no início de casos de tumores no pâncreas


O pâncreas é uma glândula que se localiza entre o estômago e a coluna vertebral, considerado um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Conhecê-lo a fundo e entender melhor os sintomas de mau funcionamento é essencial para o diagnóstico precoce de condições que podem desencadear graves riscos à saúde, inclusive o surgimento do câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores de pâncreas representam 2% de todos os tipos da doença registrados no Brasil - estima-se que o país tenha 7.500 novos casos a cada ano -, sendo ele mais prevalente entre a população acima de 60 anos. Apesar da baixa incidência, esse é um tipo de tumor que avança rapidamente, por isso a atenção aos sintomas é essencial para identificar a doença no início, barrando assim a sua progressão. 

Segundo Raphael Brandão, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) e coordenador científico do Grupo Oncoclínicas, a principal dificuldade para a detecção da neoplasia ainda em estágio inicial é que, na maioria das vezes, perda de apetite e de peso, náuseas, má digestão e dor abdominal acabam sendo ignorados ou confundidos com consequências do estresse e do cansaço do dia a dia.

"Pelo fato de ser de difícil detecção, o câncer de pâncreas é considerado um dos mais graves. Por isso, é recomendável que diante de sintomas suspeitos a pessoa procure um especialista, pois quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de um tratamento curativo", explica o Dr. Raphael.

Confira abaixo cinco sinais destacados pelo oncologista que podem servir de alerta:

1- Perda de peso: Perda de dois quilos ou mais por mês, sem causa explicada, deve ser um sinal de alerta e um médico deve ser consultado. Geralmente, redução do apetite e fadiga crônica acompanham a perda de peso.

2- Dor abdominal e nas costas: Esses são os sintomas mais comuns em casos de câncer de pâncreas. A dor pode ser na região epigástrica ou lombar a depender da localização do tumor, se é na cabeça, corpo ou cauda do pâncreas. Isso porque, quando o tumor começa a crescer, pode comprimir os órgãos vizinhos, causando as dores. 

3- Icterícia: É a presença de uma cor amarelada na pele, mucosas e/ou nos olhos. A principal causa da icterícia no câncer de pâncreas é a compressão das vias biliares e geralmente está relacionada com os tumores de cabeça do pâncreas. É importante lembrar que existem outras causas para icterícia, além do câncer de pâncreas, tais como: hepatite, cálculos biliares e outras doenças.

4- Fadiga: A presença da queda dos níveis de energia para as atividades diárias habituais é uma queixa comum nos pacientes recém diagnosticados com câncer de pâncreas. 

5- Depressão: Muitos pacientes referem que experimentaram mudanças de humor (depressão, ansiedade) antes de serem diagnosticados com câncer de pâncreas. Depressão pode muitas vezes ser um dos sinais iniciais do câncer de pâncreas. Portanto, um paciente que apresente depressão acompanhada de outros sintomas (dor, perda de peso, redução do apetite) deve ser investigado para possíveis causas de câncer.

É importante ressaltar que estes sinais não são necessariamente derivados do câncer de pâncreas. Todavia, a recomendação é de que na presença destes sintomas um médico deverá ser consultado.





Grupo Oncoclínicas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados